Top

Galeria Marília Razuk estreia individual da artista Ana Calzavara

Foto: Divulgação

A ideia de uma natureza idílica, que convida à contemplação, em contraponto a um sistema de controle, um radar que tudo vê e inspeciona, permeiam as reflexões da nova mostra da artista Ana Calzavara.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Intitulada de “Além do Horizonte“, a mostra individual que estreia nesta quinta-feira (17.02) na Galeria Marília Razuk e a artista apresenta ao público um conjunto inédito de pinturas, impressões digitais e gravuras sobre madeira.

Foto: Divulgação

Há trabalhos bastante relacionais, como a pintura “Revoada” (2021), a partir da qual a artista desdobra a imagem de origem em várias outras (imagens digitais e gravura) e, dessa forma, o sentido se compõe a partir da interação de vários meios, que redundam em diferentes percepções.

“Aquilo que na pintura é quase uma imagem romântica vai se diluindo nas impressões digitais” – Ana Calzavara

Foto: Divulgação

O título da exposição alude à canção bastante conhecida de Roberto Carlos que traz o imaginário de um lugar intocável, a ser alcançado para o pleno desfrute do prazer de estar em meio à natureza. Simultaneamente, alude, também, ao Over The Horizon (Além do Horizonte), um sistema de radar de alta tecnologia restrito a poucos países, situado no extremo sul do país, em uma praia de difícil acesso controlada pela Marinha Brasileira.

Foto: Divulgação

“Esse contraponto de desejo e impossibilidade me chamou a atenção. E também é um sinônimo de situações que vivemos cotidianamente, sobretudo nesse momento de ‘espera’ do mundo e, mais ainda, do Brasil em relação às eleições presidenciais ao final deste ano. Mais que isso, traz uma reflexão da própria arte como experiência espessa, mais profunda” – Ana Calzavara

Foto: Divulgação

Leituras de obras dos autores Byung Chun-Han, Liv Strömquist e Ben Lerner também serviram de inspiração para a artista. Esses autores, de formas particulares, refletem também sobre o impacto da mídia digital em nossas vidas, transformando nosso comportamento, nossa percepção e nosso pensamento.

Foto: Divulgação

Mais de Cultura