Top

Pocah lança clipe de “Ainda” e relembra início da carreira

Pocah em clipe de “Ainda” – Foto: divulgação

Viviane, Mc Pocahontas ou Pocah, seja qual for o nome, o talento da cantora é inegável. Tanto que desde pequena a garota ouvia que levava jeito para a fama e deveria investir na carreira de atriz ou modelo. Mas o sucesso veio mesmo no funk, gênero pelo qual começou a se interessar mais na época da escola, e em que já completa mais de 11 anos de estrada. Para relembrar o início da carreira, Pocah lança nesta sexta-feira (11.02) o clipe de “Ainda”, single que remete às suas primeiras músicas e tem uma pegada dos anos 2000.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Parte do projeto de verão da cantora, o single estará em um EP que também conta com a faixa “Passando o Rodo”, lançada no fim do ano passado e que está bombando nos streamings. “Há muito tempo eu busco uma música que pudesse trazer uma sensação de lembrança para os fãs. E quando eu estava no estúdio, produzindo meu álbum na época, conversei com alguns produtores sobre essa vontade de fazer um funk bem raiz, para galera ouvir e lembrar da MC Pocahontas”, conta ela.

Foi a partir dessa ideia que Pocah conheceu Sabrina, uma compositora nova que pisou pela primeira vez no estúdio para ajudar a cantora a passar sua visão, e foi assim que surgiu “Ainda”. O caráter nostálgico da música não ficou restrito ao estilo, e ganhou ainda mais força com o clipe na estética dos anos 2000. Nele, além do figurino característico, a cantora ainda aparece com a lace preta longa, as lentes claras e o piercing no nariz, que usava na época da MC Pocahontas.

Clipe tem estética anos 2000 – Foto: divulgação

Aos 27 anos, Pocah conta que sua relação com a música começou quando ainda era muito nova. Vendo a banda de rock do irmão ela tentou criar a sua só com meninas, depois ainda se aventurou no cover de “RBD” e “The Pussycat Dolls”, mas a repercussão veio mesmo quando foi ajudar um DJ, namorado da amiga. “Ele precisava de uma voz feminina na música que estava produzindo e eu estava lá. Mas eu não era MC, não cantava nada, só na igreja”, comenta.

O que começou com um single de sucesso foi crescendo, shows e outras músicas apareceram e MC Pocahontas foi ganhando seu espaço na cena do funk nacional. “Quando eu cheguei aqui era tudo mato”, brinca ela, ao falar da ausência de mulheres nesse gênero musical na época. “Às vezes era um mega evento, com dez homens e uma única mulher. Então hoje, para mim, ver esse tanto de mulher dominando o funk, o pop e até o pagode é mais que merecido.”

A cantora também falou sobre a troca de nome, de MC Pocahontas para Pocah, e como isso representou um ponto de virada em sua trajetória. “Após ‘Não Sou Obrigada’, com os números e as oportunidades que a gente tinha, eu achei importante fazer essa troca de nome, porque todo mundo já me chamava de Pocah e achei que tinha chegado o momento dessa mudança mesmo”, explica. A faixa “Não Sou Obrigada” é o maior hit da carreira de Pocah até hoje.

“O funk, para mim, ele é pop. E você vê isso não só aqui, mas quando vai para fora e vê como ele domina o estrangeiro. O funk é gigante”, afirma. Para ela, o fato de ter sido parada em plena Times Square, quando passeava de férias, tanto por brasileiros quanto por americanos, só dá mais certeza do quanto esse gênero musical representa a cultura do Brasil mundo afora.

Do figurino à maquiagem, tudo no clipe de “Ainda” lembra a época de MC Pocahontas – Foto: divulgação

A cantora, que também é ex-BBB ainda contou como foi sua participação no programa em 2021. Embora o resultado tenha sido positivo para ela, que chagou ao top 5 e não só manteve sua reputação aqui fora como conquistou mais fãs, o risco era muito grande. “Hoje, eu vejo que consegui trazer coisas muito boas disso para a minha carreira, mas poderia ter dado muito errado”, diz ela.

Foi também durante o programa, e logo depois de sair dele, que Pocah falou mais sobre sua vida pessoal, trazendo questões de seu antigo relacionamento abusivo. “Antigamente me doía muito falar isso, mas hoje não. Agora eu consigo falar numa boa, porque eu tenho um propósito, que é usar toda essa experiência que eu tive para mostrar que é sim possível superar isso e sair mais forte”, ressalta. Ela também falou sobre a filha e como “existe uma Viviane antes dela e outra depois”.

Atualmente, a artista está focada no lançamento dos singles de seu projeto de verão, o que deve ir mudando ao longo do ano. “2022 é um ano de muitos lançamentos, planejei e coloquei muita expectativa nele, mas por enquanto começou sendo muito bom profissionalmente para mim”, destaca. E quando perguntada sobre trabalhos em áreas diferentes, Pocah diz estar mais focada na carreira como cantora.

“O que me faz feliz, me completa, é a música. Parece que é um encontro de vidas, eu e a música, a música e eu, tenho muito para descobrir aqui ainda”, conta ela, que tem explorado outros timbres e estilos. Agora é aguardar o que mais a cantora tem para mostrar em 2022.

 

Mais de Cultura