Top

Casa de Cultura do Parque inaugura o projeto “No Deck”

“Chumbo (figura N⁰3)”, de Frederico Ravioli – Foto: Divulgação

A Casa de Cultura do Parque, centro cultural localizado em frente ao Parque Villa-Lobos, estabelece uma nova relação com a natureza que está em seu entorno, por meio do novo projeto expositivo “No Deck”. A iniciativa, localizada no deck externo da casa, é inaugurada com a instalação “Chumbo (figura N⁰3)”, de Frederico Ravioli, em cartaz a partir do dia 19 de fevereiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O espaço escolhido tem como propósito receber instalações de artistas contemporâneos, que sejam capazes de se estabelecer ao ar livre e dialoguem com questões relativas ao meio ambiente, criando interfaces entre a arte, a natureza e as ciências. “Por ser um local que se lança para fora da casa, o “No Deck” cria um diálogo direto com o entorno do local, como o Parque Villa-Lobos, além de possibilitar a interação das obras com elementos como o ar, o vento, a terra e a chuva”, diz o diretor artístico Claudio Cretti.

Para a estreia do projeto, Ravioli desenvolveu uma escultura de grandes dimensões, composta por lona plástica, chumbo e ventoinha, formando um inflável que remete a frutos exóticos, espermatozóides, casulos, ovos ou um sistema respiratório. “Chumbo (figura n°3)” faz parte de uma série, são infláveis que jogam com relações de opostos e complementações, como o dentro e o fora, a pressão e o vazio, a forma e a deformação, a transparência e a cor”, explica Ravioli.

O artista trabalha com a lona plástica e o vento desde 2016, quando, com outros artistas, construiu um rato inflável de cinco metros de altura para levar às manifestações contra e a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. Atualmente, Ravioli desenvolve esculturas de ar de proporções gigantes e chamativas que são abstratas, como a “Chumbo (figura n°3)”.

O projeto “No Deck” tem como premissa receber trabalhos inéditos e específicos para o espaço da casa, durante o período de aproximadamente dois meses. Ainda neste ano, nomes como Laura Belém e Leandro Muniz tomam o espaço com suas exposições ao ar livre.

A Casa de Cultura do Parque segue com três exposições do Ciclo Expositivo vigente em cartaz, “De Terra e Gás”, que reúne trabalhos de Germana Monte-Mór, Paulo Monteiro e Solange Pessoa, com ênfase na pesquisa tridimensional e pictórica; a individual “Gargalo”, de Luís Teixeira, com objetos e imagens estáticas em busca de movimento, e “Pepinos, Sad & Brazilian”, que apresenta pinturas feitas com feltros coloridos em série carregada de humor e ironia de Estela Sokol.

Mais de Cultura