Top

NFT: Paula Klien participa de projeto pela causa indígena

NFT “Simulation”, de Paula Klien – Foto: Divulgação

Paula Klien participa do projeto “NFTs de Impacto” – iniciativa inédita do bercado bitcoin em parceria com a Tropix.io que visa, em primeira instância, a beneficiar a causa indígena no Brasil. Os “NFTS de Impacto” serão leiloados e terão até 95,5% dos ganhos revertidos para a Gestão e Vigilância  Territorial do Povo Indígena Paiter Suruí de Rondônia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A live da ação acontece nesta quarta (09.02), às 19h, no YouTube do Mercado Bitcoin. Paula estará com os indígenas cacique Almir e sua filha Txai Suruí (ativista indígena que discursou na COP26); além de Tota e Bruno Milanello, do Mercado Bitcoin.

A iniciativa é um projeto pioneiro de governança territorial liderado pelo povo Paiter Suruí, com o objetivo de proteger, de forma autônoma, a comunidade Sete de Setembro, localizada entre os estados de Rondônia e Mato Grosso. A região se encontra ameaçada por invasões, extração ilegal de  madeira e desmatamento para pastagens e agricultura. 

A luta do Povo Paiter Suruí em defesa de seus  territórios tem ganhado notoriedade internacional a partir da atuação de lideranças como o cacique Suruí e Walelasoetxeige Suruí (Txai Suruí), incluindo sua participação na última COP26. A meta da iniciativa é conservar uma área de 13 mil hectares de floresta e evitar a emissão de cerca  de 7 milhões de toneladas de CO2 até 2038.

Paula disponibilizou dois trabalhos para o projeto: “Simulation” e “Error”. Ambos fragmentos de vídeo performances realizados durante a pintura de algumas de suas telas de grande formato dentro das águas de rios do Brasil. Esses fragmentos foram digitalizados com a colaboração de Sol Galvão e sonorizados por Antonio Simonetti. A artista é agenciada em NFTs pela Metaverse Agency.

Mais de Cultura