Top

Mostra de cinema infantil leva animações de diferentes partes do mundo para o CCBB Rio de Janeiro

“Calamity”, filme francês que participa da mostra – Foto: divulgação

Para a família toda! Chega ao CCBB Rio de Janeiro a mostra “Um Giro Pelo Mundo – Navegando Pelo Cinema Infantil”, gratuita ela fica em cartaz até o dia 26 de fevereiro. O festival tem curadoria de Carina Bini busca levar crianças e adolescentes a diferentes partes do mundo por meio de uma filmografia que foge do hegemônico, trazendo mais diversidade.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre curtas e longas-metragens, as obras cinematográficas promovem um passeio por países como Gana, França, Portugal, Suíça, Índia, Canadá, Alemanha, entre outros. Ao todo são 40 filmes que levarão as crianças e adolescente para uma viagem enriquecedora por novas culturas ao redor do mundo.

Mostra do CCBB Rio de Janeiro fica até o dia 26 de fevereiro – Foto: divulgação

A mostra ainda trará atividades criativas e culturais que permitirão uma maior troca, descoberta e interatividade por parte do público. Pais e filhos poderão participar de contação de histórias, músicas e vivências extras, tendo a oportunidade de se conectar de forma afetiva e ampliando o olhar e o cuidado para com todo o planeta.  A ideia é mostrar que a diferença cultural é uma grande riqueza a ser respeitada e valorizada, pois pertencemos a um mesmo planeta e estamos todos conectados.

Entre os destaques da programação estão filmes premiados como o indiano “A pescadora e seu Tuk Tuk” (2017), de Suresh Eriyat, vencedor do Prêmio Nacional de Melhor Animação; o longa francês inédito “Calamity” (2020), de Remi Chayé; os três curtas da diretora portuguesa Joana Toste“A menina parada” (2021), “A gruta de Darwin” (2017) e “Ana – um palíndromo” (2013). Além do canadense “Sunday” (2011), de Patrick Doyon, indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação; e duas produções brasileiras – O menino e o mundo” (2013), de Alê Abreu, indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, e “Do outro lado” (2020), de David Murad, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Brasília do Festival de Cinema de Brasília.

Mais de Cultura