Top

Morre Monica Vitti, ícone do cinema italiano

Monica Vitti, em cena do filme “Modesty Blaise” (1966) – Foto: Reprodução/IMDb

Monica Vitti, o ícone do cinema italiano conhecido por uma série de clássicos dos anos 1960, morreu aos 90 anos. A notícia foi veiculada pelo escritor, diretor e político Walter Veltroni em nome do marido de Monica, Roberto Russo.

A célebre atriz, mais conhecida por filmes como “L’Avventura” (1960), “Red Desert” (1964), “L’Eclisse” (1962) e “La Notte” (1961), lutava havia duas décadas contra a doença de Alzheimer.

Monica nasceu Maria Luisa Ceciarelli em Roma em 1931. Ela atuou em produções amadoras quando adolescente e depois estudou na Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma.

A atriz alcançou fama global após colaborações espetaculares com o lendário diretor Michelangelo Antonioni no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. Monica estrelou “L’Avventura” como uma protagonista desapegada. Ela estrelou “La Notte” com Jeanne Moreau e Marcello Mastroianni, e “L’Eclisse” com Alain Delon.

Ela fez ainda vários filmes com o ator e diretor Alberto Sordi e desempenhou um papel fundamental em “The Phantom Of Liberty”, de Luis Bunuel, e atuou em dois filmes com Claudia Cardinale em meados dos anos 70.

Mais de Cultura