Top

“Malemolência”, da cantora Céu, ganha versão eletrônica por Gabe e Tough Art

O trio poderoso: Gabe, Céu e Tough Art – Foto: Divulgação

Por Diogo Rufino Machado (@dioguets)

O significado da palavra “malemolência”, segundo a cultura popular brasileira, é um conjunto de gestos e maneiras de se expressar com certa malícia e molejo. Na música, é um indicativo de ginga rítmica própria dos antigos malandros ou de músicos que interpretam o samba. Com certeza, a cantora Céu, ao lançar a música, que foi pano para a abertura do enredo da novela da Globo, “Beleza Pura”, referiu-se ao último significado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Malemolência” foi uma das músicas da cantora, que lhe permitiram enxergar que o céu seria exatamente seu limite.  Como artista, alcançou várias premiações, indicações,  incluindo o Grammy Latino nos anos de 2012 e 2020, além de ser indicada ao Grammy Awards. Após a versão de estreia da cantora de MPB, uma nova surgiu pelas mãos de artistas da cena da música eletrônica brasileira.

Superadas as considerações sobre a versão que foi sucesso da MPB nacional, já era hora de entender o que aconteceu em (21.01): surgiu uma nova versão da faixa pela voz da Céu, em bom e claro português. Pop, forró ou samba? Não. Pelas mãos de Gabe, um dos maiores nomes do eletrônica nacional, em parceria de sucesso com o duo Tough Art,  foi criada uma nova roupagem para a música, unindo a música popular brasileira com a música eletrônica.

E não é um remix: tecnicamente, segundo Gabe, a construção da nova versão deu-se da seguinte forma: “Desenvolvemos um grupo enorme de baterias bem detalhadas, bem trabalhadas, com vários canais. Criamos uma linha contínua de baixo, bem grooveado. Boa parte da música é composta pela versão original da Céu”, contou ao RG.

O som original foi a base, mas houve todo um trabalho na criação da nova versão. Diga-se de passagem, que já levantou muitas pistas. A ideia inicial do projeto era levar às pistas uma música em português. Então, uniram-se ao Gabe, que por sua vez já tinha a música na sua playlist pessoal e sugeriu a faixa. As ideias casaram e o resultado foi perfeito!

Após algumas apresentações a aceitação do público e o sucesso foi tamanho, que o manager do Gabe, Axell, sugeriu aos artistas, oficializar a nova versão.

O primeiro passo foi entrar em contato com André, o empresário da cantora Céu. Ele ouviu, mostrou para a cantora, fizeram pequenos ajustes e pronto: aprovado e a nova faixa saiu pela Controvérsia, a gravadora de Alok.

 

Mais de Cultura