Top

Últimos dias para da exposição da artista Mariana Serri na Galeria Marilia Razuk

Mariana Serri, Caquizeiro alive, 2021 – Foto: Sergio Guerini

O movimento solar e os pontos cardeais conduzem a pesquisa da artista Mariana Serri sobre a origem de seu desejo em representar formas e cores, elementos sempre presentes em sua poética. O resultado desta investigação pode ser visto nas cerca de 40 pinturas da mostra “O jogo da aurora”, individual que a artista exibe na Galeria Marília Razuk até dia 31 de janeiro, com texto crítico assinado por Bia Machado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição contrasta pinturas de formas orgânicas e títulos botânicos com uma série de pequenos formatos geométricos, inspirados em raias e elementos gráficos de uma piscina. “A forma circular solar é um elemento que se mostra em diversas pinturas, remetendo ao título e à mística infinita encerrada na estrela”, explica.

Na série “Chão” (2021), Mariana reflete sobre a ideia de presença, desde sua presença no ateliê, ao dar vida às suas pinturas, a presença ao recolher e observar as plantas eternizadas em sua obra, até a presença do visitante que observa suas criações. É uma forma de conduzir o espectador a estar presente na experiência da cor.

Mariana Serri, O Jogo da Aurora Oeste, 2021 – Foto: Sergio Guerini

Já no conjunto de quatro pinturas verticais, a artista representa as direções de norte, sul, leste e oeste, e traz ao público “skylines” inspirados em vistas do litoral e do atelier, a Fossa das Marianas – local mais profundo dos oceanos, situado no Oceano Pacífico -, e o movimento do sol ao longo dos meses.

A artista propõe um equilíbrio entre formatos verticais e horizontais, e traz em diversos momentos o formato de cruz não somente como elemento figurativo da obra, mas também na expografia da mostra, contrapondo obras geométricas com obras de formas fluídas.

Mariana Serri, Chão Fossa das Marianas Profundidade e Superfície, 2021 – Foto: Sergio Guerini

Trata-se de uma dicotomia que mostra, de forma implícita, a sintonia e simbiose entre a produção artística desta artista mineira criada em São Paulo, com sua atuação como educadora, atividade que mantém em paralelo desde o início de sua trajetória e que permite uma investigação acerca da origem de seu interesse a partir do interesse observado em seus alunos.

Mais de Cultura