Top

Eduardo Kobra inaugura mural no dia do aniversário de São Paulo

“Ciência e Fé”, mural de Eduardo Kobra para o Hospital das Clínicas – Foto: drone.cyrillo

Um dos maiores nomes da arte de rua no Brasil, Eduardo Kobra presenteou a cidade de São Paulo no dia de seu aniversário de 468 anos com o mural “Ciência e Fé”. Preenchendo uma das fachadas do Hospital das Clínicas, referência mundial em saúde, o mural tem 200 metros quadrados e traz uma mão em forma de prece enquanto, no braço, é possível ver as mangas do jaleco e um estetoscópio de médico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mensagem da obra não poderia ser mais clara: “não existe nenhuma contradição entre acreditar em deus e na medicina”, escreveu Kobra em uma postagem no Instagram que anunciava a inauguração. O artista espera que o mural possa trazer alguma esperança a quem precisar recorrer ao hospital, além de simbolizar a gratidão para com os profissionais da instituição e seu importantíssimo trabalho ao longo da pandemia.

Eduardo Kobra e seu mural inaugurado no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro – Foto: drone.cyrillo

Outro painel, ainda em processo de criação, está sendo produzido em uma imensa parede no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Metamorfoses” terá 34 metros de altura por 7,5 de largura e mostra borboletas saindo da água. “Fiz pensando nas pessoas que estão doentes e precisam de esperança, fé e transformação para superar esse momento difícil”, conta.

Kobra também ressaltou que ambos os murais foram doados, como um gesto em seu nome mas também no nome de todos os brasileiros em agradecimento ao trabalho do hospital. Desde o início da pandemia, o artista reduziu o número de trabalhos e adiou 39 dos 40 convites que tinha para pintar no Exterior. Durante esse tempo, ele também usou sua arte para conscientizar as pessoas sobre o uso de máscaras e a necessidade de se vacinar.

Mais de Cultura