Top

A história por trás das misteriosas esculturas de livros que serão leiloadas na Escócia

Esculturas de livro são mistério na Escócia há mais de dez anos – Foto: Chris Scott/Scottish Book Trust

Há mais de dez anos começava a história dessas esculturas de livros que, a sua maneira, também são uma coleção, embora tenham uma narrativa mais visual e tridimensional, sem exigir leitura. Foi em uma mesa, na Biblioteca de Poesia Escocesa, em Edinburgo, que um funcionário encontrou uma escultura de papel delicadamente trabalhada para parecer uma árvore crescendo a partir de um livro velho.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A artista não assinou o trabalho, apenas deixou claro que se tratava de um presente para a biblioteca. “Começou com o seu nome @byleaveswelive e virou uma árvore. Nós sabemos que uma biblioteca é muito mais do que um prédio cheio de livros. Um livro é muito mais do que páginas cheias de palavras. Isso é para vocês, em apoio às bibliotecas, livros, palavras e ideias.”

Escultura de livro inspirada na história de “Ilha do Tesouro” – Foto: reprodução/Lyon & Turbull

Isso aconteceu em março de 2011, desde então a história ganhou outras reviravoltas. A notícia sobre o presente misterioso se espalhou e visitantes começaram a aparecer para ver a obra. Outra escultura foi descoberta, depois outra e, ao longo do ano, dez delas foram encontradas espalhadas pela cidade.

Muito se especulava sobre o autor ou a autora dessas obras, até que em 2012 um escultor escreveu no livro “Gifted” que “no centro do projeto estava uma mulher, que havia sido uma menina, cuja vida teria sido menos rica se ela não pudesse passear livremente em bibliotecas, galerias de arte e museus. Uma mulher que, já crescida, ainda quer ter acesso a essas lugares e sim, também os quer para seus filhos”.

Ainda assim, a identidade da artista permaneceu escondida enquanto seus trabalhos passeavam pela Escócia e ganhavam notoriedade internacional. Ela chegou a ser comissionada para fazer cinco novos trabalhos para o “Scottish Book Trust” em 2012, cada um representando um clássico da literatura escocesa: “Tam O’Shanter”, de Robert Burns; “Whisky Galore”, de Compton Mackenzie; “Peter Pan”, de J.M. Barrie; “Lanark”, de Alasdair Gray; e “Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson.

Escultura de livro inspirada na história de “Peter Pan” – Foto: reprodução/Lyon & Turbull

Cada uma das obras foi escondida em um lugar diferente pela Escócia, com dicas de seu paradeiro divulgadas diariamente. Assim, quem encontrasse primeiro recebia uma pequena escultura de papel como troféu.

Agora, o “Scottish Book Trust” decidiu leiloar essas cinco esculturas de livros na casa de leilão Lyon & Turnbull’s, em Edimburgo. O lance inicial será de £ 800, quase R$ 6 mil, e o evento online acontecerá entre o dia 25 de janeiro e 1º de fevereiro.

Escultura de livro inspirada na história de “Lanark” – Foto: reprodução/Lyon & Turbull

Desde que o mistério começou, a artista continua realizando trabalhos desse tipo, e é a história por trás dessas obras que mantém o encanto vivo. Para Cathy Marsden, especialista da Lyon & Turnbull’s em livros raros, esses trabalhos “começam como livros mas terminam como obras de arte”, o que faz com que acabem encantando o público da literatura e das artes visuais.

Mais de Cultura