Top

Polliana Aleixo faz filha de Havelange em “El Presidente”, série que conta os bastidores da FIFA

Foto: Pupin+Deleu

Por Diogo Rufino Machado

O futebol é muito mais que apenas uma bola em campo. Ele esconde muito dinheiro, homens de poder e jogos de interesse. Justamente nesse ano de 2022, marcado por Copa do Mundo, será lançada a série “El Presidente”, da Amazon Prime Video, que contará por meio de tramas e narrativas pessoais a história de dirigentes da Federação Internacional de Futebol, a FIFA. Entre eles, João Havelange, um dos mais longevos presidentes do órgão, de 1974 a 1998. Em abril de 2013, aos 96 anos de idade, ele renunciou à presidência de honra da FIFA para escapar de qualquer punição por seu envolvimento em casos de corrupção, o “FIFAGate”.

Polliana Aleixo interpretará a filha de Havelange na trama e diz que vem muita coisa por aí não revelada, como os bastidores, as narrativas interpessoais e todo o dinheiro por trás do futebol.

Conte um pouquinho para gente quem é a Polliana fora de atuação?

Nesse momento tenho passado muito tempo com minha família, meus avós vieram morar perto da gente, por conta da pandemia, e estou quase revivendo minha infância com minha avó por perto. A correria do trabalho e do dia a dia faz valorizar cada vez mais um tempo de qualidade com quem amo, e tenho vivido muito isso. Me mudei há pouco e estou na fase de curtir a casa nova, compartilhar momentos com minha família, namorado, amigos. Eu estou em um momento de fazer questão de expressar meu amor pelas pessoas que escolhi ter na minha vida.

Foto: Pupin+Deleu

Como você começou a atuar? Foi fácil?

Comecei como a maioria dos atores mirins, fazendo publicidade. Eu tinha sete anos e morava no Sul, na época. Fui conquistando um espaço até os 11 anos, quando fiz meu primeiro teste na Globo e passei, para um especial de fim de ano do Renato Aragão, “O Segredo da Princesa Lili”, em 2007. Desde então, segui trabalhando até hoje. Acho que fácil não seria a palavra, mas, sim, natural. Estar em um estúdio, atuando, aquilo tudo sempre me pareceu natural, eu passei mais tempo da minha vida em estúdios do que fora deles, mais da metade da minha vida eu já trabalhei. Mas fácil nada é, toda profissão envolve prioridades, sacrifícios, dificuldades, todo trabalho traz isso, mas ainda glamorizam muito a profissão de ator. Não acho que a busca é por aquilo que seja fácil, mas por aquilo que vale a pena mesmo não sendo tão fácil. E atuar é isso para mim, sempre foi natural, mesmo quando não era fácil.

Ao atuar em “El Presidente” você deve ter descoberto muita coisa sobre o futebol que não imaginava? Pode nos contar?

A série tem como pano de fundo toda essa transformação da Fifa em potência política, o que existe por trás desse mundo, do futebol. Ela passa por questões que vêm à tona quando surgem diferentes presidentes, de diferentes lugares e culturas, entrando em acordos e movimentando o, possivelmente, esporte mais popular do mundo. É como se “El Presidente” contasse, de certa forma, períodos da história do futebol, mas vai além disso, ela fala de dramas familiares, de relações interpessoais diversas, dos bastidores e controvérsia de homens poderosos que comandavam um mercado que movimenta não apenas muito dinheiro, mas uma paixão nacional, aliás, não apenas nacional, afinal, o quão apaixonados pelo esporte também são os ingleses, espanhóis e diversas outras nacionalidades…

Queremos saber tudo que possa nos contar em exclusividade e que ainda ninguém saiba?

Eu ainda não posso dividir qualquer detalhe mais específico sobre a série, até porque não temos data de lançamento ainda, mas antecipo que além de ser um trabalho do qual me orgulho muito, ele é, sem dúvidas, um dos que estou mais ansiosa para compartilhar e ver o resultado, em toda a minha carreira.

Em ano de Copa do Mundo como você espera a aceitação da série? Você acha que pode ganhar mais destaque por causa do mundial? Você curte futebol? Como é sua relação com o campo?

Acredito que sim e que esse seja o plano. Eu, particularmente, adoro a Copa do Mundo, inclusive estou ansiosa para a próxima. A minha relação com o futebol é engraçada, porque ninguém na minha família liga muito, meu pai e meu irmão sempre foram mais ligados a esportes como luta, e minha mãe nunca foi ligada a esportes em geral, rs. Eu brinco que sou maracanense, porque não tenho um time definido, mas eu amo ir ao Maracanã, acho uma energia fortíssima. E a Copa do Mundo é sempre muito emocionante, o futebol resgata um sentimento de esperança e orgulho no âmago do brasileiro, é algo que mexe com a gente e acho que estamos precisando de uma dose de ânimo e esperança.

Foto: Pupin+Deleu

Tem algo de novo que a Polliana não tem revelado para ninguém, mas queira nos revelar. Algum projeto novo, por exemplo?

Eu tenho novidades profissionais e estou animada por tudo que tem por vir em 2022, por enquanto posso antecipar que gravei um longa para streaming no finalzinho do ano, e que acredito que será anunciado ainda neste primeiro semestre, e já estou reservada para uma série que será gravada no segundo semestre de 2022, mas o nome ainda está sob sigilo também. Teremos que fazer uma próxima entrevista em breve pra atualizar as novidades, serão algumas! rs 

Nesse último ano, 2021, terminei de gravar uma novela, duas séries, lancei um filme e, como falei, finalizei o longa-metragem bem no finalzinho de 2021. Que venham mais boas notícias para este ano que mal começou.

Mais de Cultura