“Man od Sorrows” de Sandro Botticelli – Foto: Sotheby’s
Feito por volta de 1500, o quadro “Man of Sorrows”, do pintor italiano Sandro Botticelli, ficou escondido do público por centenas de anos e agora, está sendo preparada para ser vendida em um leilão. Em mãos privadas desde o século 19, a obra ainda precisa ser estudada de forma mais extensa, mas a primeira análise feita pela casa de leilão Sotheby’s revelou uma outra imagem escondida por baixo das camadas de tinta que formam o “homem de dores”.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A pintura deve ser leiloada no próximo dia 27 de janeiro por pelo menos US$40 milhões, quase R$ 220 milhões, e foi na análise técnica feita na preparação para a venda que o vice presidente da Sotheby’s notou o traço escondido. Chris Apostle acredita que a imagem anterior se trata da composição abandonada de uma Madona, Virgem Maria com o menino Jesus no colo. Virando o quadro de cabeça para baixo e colocando-o sob infravermelho os traços se tornam ainda mais evidentes.
A pintura de cabeça para baixo mostra traços de um desenho da Virgem Maria e do menino Jesus – Foto: Sotheby’s
Segundo o próprio Apostle revelou à CNN americana, a cabeça do bebê ocupa um espaço logo abaixo do peito do homem em “Man of Sorrows”, enquanto o que parece o olho e a sobrancelha da mulher podem ser observadas na região da mão direita. Outras partes visíveis do desenho abandonado são as dobras e detalhes das roupas que os vestiam.
Outros pontos levantados pelo especialista envolvem o tamanho das linhas, algumas mais grossas do que outras, o que sugere que elas foram rascunhadas antes do pigmento líquido. Porém, o que chama a atenção para essa imagem realmente é a cabeça do menino Jesus, para Apostle não existe nada igual assinado por Botticelli anteriormente.
Esse tipo de desenho por baixo de pinturas não é nada incomum. Na época, ainda mais do que hoje, as telas eram produtos valiosos e era comum que os artistas as reutilizassem. Isso também explica porque o pintor optou por virar a tela, seria mais fácil de pintar algo novo por cima desta forma.