Top

Abertas inscrições à 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira 

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira. Podem participar filmes de curtas e médias-metragens produzidos e finalizados até 2002 por produtores que residam ou atuem em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira. Os filmes selecionados serão exibidos no formato online para todo o Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os filmes inscritos podem ser de qualquer gênero, formato e classificação etária. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2022 no site.

O objetivo da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para o cinema realizado nessa região. A curadoria dos filmes será de Francisco Gaspar, que recebeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado pelo curta “O.D. Overdose Digital”, de Marcos DeBrito, em 2007.

Podem se inscrever produtores de audiovisuais de municípios que compõem a região: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.

Foto: Del Carlos

Cenários

Cidades com muita história para contar e paisagens impressionantes estão no Vale do Ribeira. A região se destaca por grande diversidade ecológica. Seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de mata atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema do País. Além do verde é possível encontrar comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade (1999).

A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 a 26 de março de 2022 no formato online em plataforma a ser divulgada nos próximos dias.

Além das duas mostras competitivas de curtas e médias-metragens, a programação contará ainda  com debates online e a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a “Mostra de Longas” com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais e a “Mostrinha” dirigida para o público infantil.

Haverá ainda atividade formativa , uma “Oficina de Stop Motion”, voltada para moradores do Vale do Ribeira, que resultará em quatro curtas-metragens de animação que serão exibidos na Cerimônia de Premiação.

Premiação

A escolha dos filmes vencedores nas duas categorias competitivas será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks.

O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de R$ 1.000, além do Troféu Papagaio da Cara Roxa.  A escolha do nome do troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais.

A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens moradores da região, que trazem o cinema no DNA, Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Óscar do Cinema Fantástico.

Mais de Cultura