Top

Grátis: 4ª Mostra Sesc de Cinema vai até 26 de janeiro

“Toada para José Siqueira”, de Rodrigo Marques e Eduardo Consonni – Foto: Divulgacão

De 13 a 26 de janeiro, o Sesc São Paulo realiza a 4ª Mostra Sesc de Cinema, com o objetivo de promover e incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição. A programação deste ano contempla 39 produções (8 longas e 31 curtas-metragens) que integram o Panorama Paulista, com obras de realizadores do estado de São Paulo. A curadoria é coordenada pelo CineSesc e os títulos ficam disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Para assistir, acesse sescsp.org.br/mostrasescdecinema.

Para esta edição, a mostra recebeu 420 inscrições de produções de diretoras e diretores paulistas. A seleção de filmes prezou por olhares, narrativas, técnicas e linguagens diversas, procurando ampliar o acesso do público a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea do estado. Foram contempladas ficções e documentários com narrativas que são atravessadas por questões de identidade de gênero e diversidade sexual, protagonismo feminino, desigualdades sociais, resistências, políticas frente às opressões socioeconômicas, crimes ambientais, os desafios para superar as injustiças sociais que foram intensificadas durante a pandemia de Covid-19 e a forte presença do digital em tempos de isolamento social.

Alguns filmes, ainda, prestam homenagens a personagens importantes da cultura brasileira como o maestro, professor, musicólogo e compositor José Siqueira de Lima, a escritora Adelaide Carraro, umas das mais lidas no Brasil, e o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches, evidenciando um País que possui uma produção artística e cultural intensa e diversa.

A Mostra Sesc de Cinema Paulista reitera a importância da difusão e visibilidade de produções que estão fora do eixo comercial de exibição.

Mais de Cultura