Top

CCBB Rio recebe mostra do cineasta norte-americano Terry Gilliam

Cartaz com os principais personagens desenvolvidos por Terry Gilliam no cinema – Arte: Rafael Coutinho/Divulgação

O CCBB Rio de Janeiro dá o start de suas atividades neste ano com a mostra cinematográfico chamada “Terry Gilliam – o oníricoanarquista”, que homenageia o cineasta norte-americano Terry Gilliam. A exposição ficará em cartaz entre os dias 5 a 31 de janeiro e ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador membro do grupo de humor Monty Python.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição digital de três filmes, sendo dois deles com recursos de acessibilidade. Toda a programação é gratuita. Ainda este ano, a mostra percorrerá também as unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.

Sob curadoria de Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica do cineasta de 81 anos. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação. A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme.

A programação completa da mostra de Terry Gilliam será disponibilizada oficialmente no site do CCBB Rio.

Mais de Cultura