Top

Casa Museu Ema Klabin divulga programação para 2022

Foto: Divulgação

Diante da boa repercussão da exposição “Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos”, a casa museu anuncia a prorrogação da exposição, que ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2022.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Como forma de celebrar os 15 anos de visitação à casa museu e do oferecimento de uma programação cultural eclética e atual, o ano se inicia com uma série de atividades, começando pelo Ateliê Permanente do núcleo educativo, que estará disponível durante todo o tempo da exposição, proporcionando um espaço em que o público, dando continuidade à experiência da visita, poderá criar “pandoras” (tradicionais bonecas de papel) e “moodboards” (quadro de referências estéticas e inspirações) a partir da sua experiência. No dia 15 de janeiro está previsto o lançamento do catálogo da exposição, com a participação online dos autores envolvidos.

Em seguida, no dia 20, está previsto o lançamento do jogo Ateliê da Casa Museu Ema Klabin, desenvolvido no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a coidealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. O jogo, que permite interagir com obras digitalizadas da coleção, criando uma obra nova a partir de seus elementos e molduras, foi desenvolvido pelo Estúdio Galactonautas

Nos sábados 22 e 29 de janeiro, o educativo realiza a programação Experimentando o Museu: Caligrafia dos Gestos, uma visita especial a exposição que convida o público a refletir e dialogar sobre roupa e identidade propondo uma atividade prática ao final.

Harpista Liuba Klevtsova – Foto: Ethel Braga

No dia 23 de janeiro, domingo, tem início a programação especial Mulheres na Música, parceria da casa museu com o Instituto Arte Plena, dirigido pela pianista Lilian Barretto, com curadoria da pesquisadora Camila Fresca, que apresentará um panorama da participação feminina na música de concerto, desde a Idade Média até a atualidade, na composição e na interpretação. O primeiro recital será com a harpista da Osesp Liuba Klevtsova e a soprano Marília Vargas, interpretando obras de diversas compositoras.

No dia 25 de janeiro, terça-feira, feriado de aniversário da cidade de São Paulo e também aniversário de Ema Klabin, será a vez de compartilhar os resultados do projeto de digitalização realizado em 2021 com a mesa-redonda Digitalização da Coleção Ema Klabin e a preservação digital de coleções, que será uma oportunidade para compartilhar os resultados do projeto e também debater os desafios da preservação digital.

Já no dia 26 de janeiro, quarta-feira, a palestra Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século 20 completará o ciclo de palestras e programações especiais associadas à exposição em cartaz na casa museu.

Mais de Cultura