Top

RG Entrevista com o DJ holandês Sam Feldt, que estreou faixa com Rita Ora

DJ holandês Sam Fedlt – Foto: Reprodução/Instagram

Com sua mistura de gêneros que passeia entre o tropical house, deep e o pop, Sam Feldt tornou-se um dos DJs mais conceituados e estimados da cena eletrônica internacional. Surgindo no mercado com seus hits Show Me Love e Summer On You, o talentoso artista holandês é uma figura marcante sempre que toca ao redor dos maiores festivais do mundo, como Tomorrowland, Ultra Music Festival, Creamfields e Coachella.

SIGA O RG NO INSTAGRAM 

Com uma bagagem de quatro certificados de platina e mais de 1.5 bilhão de streams no Spotify, o produtor mostra-se cada vez mais versátil dentro da indústria musical e acaba de lançar uma parceria com mais uma estrela internacional, a premiada cantora Rita Ora. O resultado da união foi a faixa “Follow Me”, com composição de Ella Henderson e lançada globalmente pela gravadora do também DJ e produtor Kygo, a Palm Tree Records.

Promovendo a conexão entre o pop e a dance music, a nova música consegue atrair os fãs dos vocais fortes e únicos de Rita Ora com os fãs da energética e melódica música de Sam Feldt. O RG conversou com o DJ holandês, que falou sobre o processo de produção de sua nova música, além de explorar seus outros projetos e falar sobre a conexão com o público brasileiro.

DJ holandês Sam Fedlt – Foto: Reprodução/Instagram

RG – Você despontou na cena eletrônica em 2015 e se tornou uma das maiores referências do Tropical House em todo o mundo. Há quanto tempo você está no mercado e quais foram suas influências musicais mais importantes para ser um dos DJs mais prestigiados do gênero na atualidade?

Sam Feldt – Sou DJ desde os 11 anos de idade (tenho 28 agora) e produzo há mais ou menos o mesmo tempo. Comecei a levar minha carreira como artista um pouco mais a sério após visitar uma boate pela primeira vez quando tinha 17 anos e me apaixonei pela cena. Levei mais cinco anos para conseguir assinar com a Spinnin’ Records, o que deu o pontapé inicial em minha carreira. Meu maior herói musical de todos os tempos é Paul McCartney – ele é lendário como membro da banda The Beatles e compositor solo, instrumentista e vocalista. Eu me inspiro muito em outros gêneros como rock, jazz e folk ao escrever e produzir minhas tracks. Na música eletrônica, artistas como Klingande, Bakermat e Kygo me inspiraram a buscar o som mais voltado para o melodic house que faço hoje.

RG – O que significou para você trabalhar com os grandes vocais de Rita Ora nessa track? Você já tinha o desejo de colaborar com ela há muito tempo?

Sam Feldt – Para mim, trabalhar com uma lenda pop como Rita Ora é um sonho que se tornou realidade. Sou fã de longa data de sua voz e música, por isso disse imediatamente que sim quando surgiu a oportunidade de nos encontrarmos no estúdio. Escrevemos a faixa junto com Ella Henderson, com quem já trabalhei antes em “Hold Me Close” em 2020, e a voz de Rita leva a canção a um nível totalmente novo.

RG – Cada vez mais você vem unindo o mundo da dance music com o pop. Pretende seguir nessa sonoridade em seus próximos lançamentos?

Sam Feldt – Minha música sempre foi sobre a mistura de gêneros. No passado, trabalhei com artistas de reggae como Shaggy, ícones do R&B como Akon, e cantores-compositores como Joshua Radin. Além de fazer colaborações inesperadas, sempre procuro incorporar instrumentos ao vivo em minha música, fazendo dela um cruzamento entre música ao vivo e eletrônica. Para 2021, colocamos em prática um plano para me estabelecer ainda mais como um artista live/pop, dando um passo acima de ser um DJ. Depois de trabalhar com Kesha, Sam Fischer e agora Rita Ora este ano e apresentar um novo show de banda ao vivo nos maiores festivais do mundo, eu sinto que estamos indo na direção certa.

RG – Seu selo Heartfeldt Records, criado em 2020, segue lançando uma nova geração de artistas talentosos na cena de House Music global. Quais seus planos atuais com a gravadora? Pretende fazer eventos ou parcerias dentro do mercado de música eletrônica?

Sam Feldt – Quando lançamos o rótulo em 2020, exatamente no momento em que a pandemia atingiu o mundo, eu não tinha certeza se era a atitude correta naquela época. Lançar uma nova empresa parecia um movimento arriscado porque o planeta estava fechando. No entanto, acabou por ser uma das melhores decisões que já tomei. Nos últimos um ano e meio, fizemos mais de 65 lançamentos e colocamos em evidência novos talentos promissores. Não apenas lançando suas músicas, mas também promovendo suas músicas na Heartfeldt Radio, envolvendo-os em nossa comunidade Heartfeldt.me, e reservando-os para os eventos ao vivo (streams) que fizemos ao longo do ano passado. Olhando para 2022 e o mundo lentamente voltando ao normal, estaremos realizando mais eventos Heartfeldt com nossos artistas em todo o mundo.

DJ holandês Sam Fedlt – Foto: Reprodução/Instagram

RG – Além de sua carreira musical, você também é muito engajado nas questões ambientais. Além de criar a Heartfeldt Foundation, você é embaixador da Plastic Promise e da Plastic Soup, que promovem o conceito do entretenimento sustentável. Qual a importância desses projetos em sua vida e porque decidiu apoiá-los com tanta dedicação?

Sam Feldt – Para mim, a sustentabilidade sempre foi um estilo de vida. Dois hippies modernos me criaram, e sempre vivemos um estilo de vida consciente, crescendo e amadurecendo. Meus pais me ensinaram a me preocupar com o planeta: cultivamos nossas verduras no jardim e minimizamos nossa pegada de carbono. No entanto, ao fazer uma turnê pelo mundo como DJ, percebi que não estava vivendo à altura dessa visão. Eu queria encontrar uma maneira de continuar espalhando alegria através de meus shows pelo mundo, mas fazê-lo de forma mais sustentável. Então, depois de descobrir maneiras de fazer isso por mim, como a compensação de carbono e a adoção de um Eco-Rider, decidi lançar a Heartfeldt Foundation como uma plataforma para a mudança na indústria musical. Fazemos isto com base em nosso modelo Give, Do, Inspire & Empower (Dê, Faça, Inspire e Fortaleça), assegurando que vamos maximizar o impacto e liderar através do exemplo. Nossos parceiros como a Plastic Promise e Plastic Soup desempenham um grande papel nessa missão.

RG – O que podemos esperar de Sam Feldt em 2022? Muitas datas e novas músicas? Talvez um retorno ao Brasil?

Sam Feldt – Antes de mais nada, estou super feliz de ver que vocês apoiam tanto a nova track ‘Follow Me’. Fico animado em voltar ao Brasil, e já estamos planejando uma nova turnê enquanto conversamos. Tenho muita música pronta guardada e também estou produzindo meu segundo álbum. Estou até trabalhando com um dos maiores DJs do Brasil, e temos uma faixa que sairá em breve! Mal posso esperar para estar de volta!

Mais de Cultura