Top

“VAGALUMES 21” – Publicação fine art reúne obras de artistas visuais

Foto: Divulgação

O fenômeno químico da bioluminescência irradiada pelo ser humano é um dos aspectos que inspiram a temática que orienta a publicação fine art bilíngue “VAGALUMES 21”, que será lançada no dia 21 de dezembro, no Rio de Janeiro, reunindo obras de 21 artistas visuais de diferentes gerações e regiões do Brasil. A iniciativa do projeto é do compositor e empresário Pedro Borges, a curadoria é do editor e artista carioca Sergio Mauricio Manon, com curadoria adjunta da pesquisadora e antropóloga Ana Amado.

Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Reunindo obras de 21 artistas visuais, organizados a partir da diversidade de técnicas e linguagens, cerca de 80 trabalhos de nomes como Flavia Junqueira, Jaider Esbell (1979-2021), Pedro Varela, Manon, Rodolpho Parigi, Rogério Reis, Ana Maria Dias, Talita Hoffmann, Alice Lara, Marcos Prado, Walmor Correa e Ilan Kelson integram a publicação em grande formato, com 184 páginas, compondo um recorte da produção artística contemporânea das últimas duas décadas no País.

Foto: Divulgação

O projeto editorial abriu diálogo com outros autores que já trabalharam a metáfora dos vaga-lumes, como é o caso de Pasolini, Didi-Huberman, entre outros. “Achamos muito positivo costurar essa fortuna crítica sobre o tema às mensagens sobre arte e cura no texto do Pedro Borges que integra o livro, e falam sobre a luz que existe dentro de cada ser humano, como força resistente”, diz Ana Amado.

Foto: Divulgação

“Na construção do conceito que orienta a ‘VAGALUMES21’, levamos em conta algumas dessas reflexões. Entendemos que a metáfora do vaga-lume se atualiza ao representar as forças poéticas que brilham, sobrevivem e, sobretudo, resistem ao obscurantismo dominante nesses dias”, reflete Manon, que assinou o projeto editorial e gráfico da Santa Art Magazine, publicação especializada em artes visuais, criada em 2008 e premiada em 2013 com o Benny Awards de melhor revista de arte do mundo.

Foto: Divulgação

De acordo com Manon, ao longo da pesquisa, novas descobertas somaram-se à poética da nova publicação. Um estudo realizado por três universidades japonesas, em 2009, comprovou o fenômeno da bioluminescência humana: “O corpo humano brilha. Nossos corpos podem irradiar luz porque produzem radicais livres que reagem à gordura do organismo e emitem fótons (partículas de luz)”, comenta o artista e curador.

Foto: Divulgação

“VAGALUMES 21”

21 de dezembro de 2021, às 19h.
Local: Quiosque La carioca en la playa, Posto 11.
Endereço: Av. Delfim Moreira, 117, Leblon,  Rio.
À venda no site www.vagalumes21.com. Preço: R$180.

Mais de Cultura