Cultura

Com raízes no teatro, ator Samuel de Assis prepara séries para 2022

Share

Ator Samuel de Assis – Foto: Divulgação

Natural de Aracaju, o ator Samuel de Assis, de 39 anos, tem raízes no teatro e prepara um novo ano repleto de estreia em séries de diferentes plataformas de streaming. Começa a anotar aí: está em “Insania“, produção de terror da Star+, além de estar na sertaneja “Rensga Hits“, da Globoplay, e “Lov3“, da Amazon Prime Vídeo. E ele não para: “Começo a rodar uma série no início de janeiro, mas é segredo ainda”, contou.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Inquieto, já morou em três diferentes capitais brasileira e acredita que toda a sua vivência o torna cada vez mais completo e especial. “Sou um homem mais forte e maduro depois de tantas mudanças externas e interiores. Cada passo que dei e dou aproveito da melhor forma”, completa.

Como um homem negro que vive de cultura no Brasil, não pestaneja ao dizer que o intuito é, sim, promover um apagamento histórico e social para que o povo cresça e evolua sem referências. “O Brasil está virando um povo sem identidade, sem ideologia e será um povo sem caráter se o desmanche que estamos vivendo continuar. Isso tudo aliado ao racismo e aos preconceitos que fazem parte da nossa história”, finaliza.

Leia íntegra da entrevista com Samuel Assis abaixo.

Ator Samuel de Assis – Foto: Divulgação

RG – Hoje, aos 39 anos, já tendo morado em três grandes capitais, como enxerga seu início no mundo artístico?

Samuel de Assis – Tenho muito orgulho do meu começo, do início da minha carreira e história artística. Uma vez que decidi o que queria fazer, vim embora e me joguei de cabeça nas escolas e companhias que queria trabalhar e consegui. Vejo como um bom começo, com todas as dificuldades que têm. Mas foquei no que queria e fiz acontecer.

RG – Essas mudanças de cidades te ajudaram de que maneira para construir a sua personalidade, seu caráter hoje em dia?

Samuel de Assis – Sou totalmente entregue às mudanças, apesar de ser taurino. Costumo dizer que danço com as consequências que elas trazem. Com certeza, sou um homem mais forte e maduro depois de tantas mudanças externas e interiores. Cada passo que dei e dou aproveito da melhor forma para que possa ser cada vez mais inteiro.

RG – Você começou sua carreira no teatro, né? Como foram seus primeiros passos como ator?

Samuel de Assis – Cheguei em São Paulo pra fazer teatro com 18 anos e pensei: “quem são os melhores, hoje?”. Fui atrás e fiz de tudo pra trabalhar com eles. Fiz Escola Livre em Santo André com o Tó Araújo; passei na EAD (Escola de Arte Dramática ECA/USP) e depois fui pro Teatro Oficina do Zé Celso. Quando saí, em 2008, decidi que queria me jogar no mundo e alcançar outros mundos. Aí veio a televisão, cinema e, hoje, o mundo das séries é o meu carro chefe. Porém, se passo dois anos sem estar em cartaz no teatro, enlouqueço.

RG – A potencialidade do teatro no Brasil é explorada em toda sua possibilidade?

Samuel de Assis – Pelos artistas do teatro, sim, mas, pelo público, definitivamente não. O trabalho de fomentação ao público de teatro será eterno, infelizmente. Temos muito mais potencial para ser visto do que de fato é alcançado.

Ator Samuel de Assis – Foto: Divulgação

RG – Trabalhar em séries ou novelas diferem de que maneira para você, que tem suas raízes no teatro?

Samuel de Assis – São apenas veículos diferentes. Mas o trabalho, a dedicação, a entrega é a mesma. A diferença está apenas nos detalhes da execução.

RG – Agora, você se prepara para estrear na série de terror da Star+ com a Carol Castro. Conte um pouco para a gente sobre seu personagem, processo de gravações e preparação, e muito mais.

Samuel de Assis – Foi tudo muito surpreendente (assim como a série), o encontro dessa turma que se amou de cara, a entrega da equipe, o jogo cênico maravilhoso, tudo. A Carol é um acontecimento. É uma potência de mulher, atriz e parceira. Tenho muita sorte de ter praticamente todas as minhas cenas com ela e o nosso jogo foi lindo. O Lucas é a maior representação do grande enigma da série que é: o que é real e o que é imaginação? É um cara carismático, envolvente e muito surpreendente que te deixa instigado a descobrir qual é a verdade. Foi bem complexo e por isso mesmo prazeroso fazê-lo. No primeiro dia de leitura, vi que tinha um “problemão” nas mãos e lembrei logo da frase que o Zé Celso me disse uma vez: “Você tem um problema? Graças a Deus! Sua arte é resolvê-lo”.

RG – Como você, um homem negro que vive de cultura e arte no Brasil, enxerga o atual momento político do nosso País?

Samuel de Assis – Olha, um imbróglio de egoísmos e mesquinharias. A grande questão ainda está no desmanche da educação e da cultura, um povo sem acesso é o que eles querem, inclusive para eleger quem tá eleito. O Brasil está virando um povo sem identidade, sem ideologia e mais pra frente será um povo sem caráter se o desmanche que estamos vivendo continuar. Isso tudo aliado ao racismo e aos preconceitos que fazem parte da nossa história, só piora, sempre, a nossa má situação.

RG – Quais são seus próximos projetos, fora estes?

Samuel de Assis – Começo a rodar uma série no início de janeiro, mas é segredo ainda. Tenho duas séries para estrear: “LOV3”, na Amazon Prime Vídeo, e “Rensga Hits”, na Globoplay. Além do filme “Clube dos Anjos”, que está rodando os festivais e acabou de ganhar melhor roteiro adaptado em um festival da Itália. E ainda, meu espetáculo solo “E VOCÊS, QUEM SÃO?”, que estreei online e pretendo estrear presencialmente no ano que vem.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024