Top

Projeto de transformação de jovens pela arte cria peça teatral

Foto: Divulgação

Transformação e inclusão social por meio da arte. É o que vem promovendo a Cia. Teatro Transforma, projeto de capacitação de adolescentes a partir dos 16 anos e adultos para inserção no mercado do teatro musical, totalmente gratuita, no Rio de Janeiro. Depois de colher excelentes frutos em seu ano de estreia, com 30 jovens do Grande Rio sendo capacitados a distância em diversas funções do setor, a Cia., uma iniciativa da SulAmérica, se prepara para finalizar o segundo ano letivo em grande estilo, ainda mais preparados. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em junho de 2021, após 12 meses seguindo um modelo exclusivo de ensino remoto (EAD) criado pela Cia., os alunos passaram a frequentar aulas no Teatro Riachuelo Rio, seguindo protocolos sanitários rígidos, que incluem testagem periódica, além do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Além de receberem auxílio financeiro mensal desde o início das aulas online, no presencial os alunos ainda recebem ajuda com transporte e alimentação no local.

Desde outubro os alunos vêm ensaiando diariamente para o espetáculo de fim de ano “Permita que eu fale”, que acontecerá, com venda de ingressos, nos dias 15, 16, 21 e 22 de dezembro, no palco do Teatro Riachuelo Rio, que abrigou as aulas com os jovens e seus renomados professores, profissionais com vasta experiência no setor. Haverá sessão especial, com palestra, para projetos sociais. Com direção de João Fonseca e direção musical de Claudia Elizeu, os alunos cocriaram e correalizaram o musical, onde os mesmos participam como atores ou em outra função, como assistentes de direção, de direção musical e de direção de arte. O roteiro reúne cenas autorais e revisitações de trechos de musicais consagrados.

Foto: Divulgação

A seleção dos alunos foi feita em fevereiro de 2020 por meio de contatos com ONGs de diversas comunidades no Rio de Janeiro, além da internet, totalizando mais de 200 inscrições. Durante o processo de audição, a equipe ficou atenta a equidade de gênero, dando oportunidades iguais para o mesmo número de homens e mulheres, cis e trans.

“Ver que um projeto tão necessário avançou e evoluiu em um período tão duro para a arte, sobretudo quando falamos de jovens que sonham em trilhar um caminho profissional, é uma alegria enorme!” vibra Aniela Jordan, diretora do Evoé.

A Cia Teatro Transforma é uma iniciativa patrocinada pela SulAmérica, com apoio da Alelo e conta com a realização do Instituto Evoé, em parceria com o Ceftem (Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical), fundada e coordenada pelo Reiner Tenente, coordenador pedagógico da Cia.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar, pelo segundo ano, a Cia Teatro Transforma, um projeto inclusivo que ajuda a promover o desenvolvimento sociocultural no Brasil. Desde 2008, a SulAmérica vem investindo em arte, em suas diversas vertentes, por meio do Circuito SulAmérica de Música e Movimento, um programa que tem como objetivo fortalecer grupos como a Cia Teatro Transforma. Acreditamos na arte e na sua capacidade de unir e transformar as pessoas”, diz Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica. “Este apoio está totalmente alinhado com nossa visão de Saúde Integral, que incentiva as pessoas a viverem melhor por meio do equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira. Promover iniciativas socioculturais é uma forma de levar cuidado e bem-estar tanto aos artistas quanto à população em geral.”

“Permita que eu fale”, Cia. Teatro Transforma
Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 38/40, Centro, Rio de Janeiro.

Mais de Cultura