Top

BA: Nádia Taquary ganha mostra da Paulo Darzé Galeria

Nádia Taquary – Foto: DIvulgação

A Paulo Darzé Galeria, em Salvador, Bahia, apresenta a exposição Ìyàmì”, com obras inéditas da artista Nádia Taquary, cuja curadoria é de Ayrson Heráclito e Thais Darzé. A mostra pode ser visitada das 19h às 22h. Nessa mostra são apresentadas obras que afirmam o poder mítico e ancestral do feminino, responsável pela própria energia geradora da vida. A artista dá visibilidade a um repertório de apurados Ìtàns que revelam as divindades como o maior símbolo do poder feminino na cultura Nagô.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Obra de Nádia Taquary -Fotio: Divulgação

Palavra da língua yorubá, sua tradução significa “Minha Mãe”, literalmente ìya/mãe e mi/minha. Para os curadores, a exposição “Ìyàmi” “evoca simbolismo, ancestralidade, tradição e contemporaneidade, e nos confronta com o saber ancestral vindo da África há cinco séculos, nos obrigando a questionar os cânones tradicionais do conhecimento. Para compreender sua obra e atingir as mais profundas camadas de entendimento é preciso um repertório que foi demonizado, silenciado e apagado pela brutalidade que foi o processo colonial brasileiro… “Tal abordagem, além de estética, é sem dúvida política. Revelando, assim, o empenho afirmativo de um feminismo peculiar, no âmbito da arte contemporânea brasileira, feita por mulheres artistas racializadas – a própria marginalização das divindades femininas ancestrais, estigmatizadas por uma visão preconceituosa como seres perigosos e nocivos – revelam o quanto a nossa sociedade é patriarcal e machista.”

Obra de Nádia Taquary -Fotio: Divulgação

Nádia Taquary investiga tradições, métodos e práticas afro-brasileiras, a partir da história do povo negro no Brasil e deste legado ancestral debruça suas pesquisas sobre a joalheria crioula e os adornos corporais africanos. Em sua produção inaugural apresenta elaborações escultóricas que falam sobre as táticas de conquista da liberdade por africanas escravizadas. Dando foco ao adorno que carregam no ventre, que luta para ser livre – a penca do precioso balangandã em um corpo guardador do pecúlio.

Paulo Darzé Galeria – Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória, Salvador, Bahia.

 

Mais de Cultura