Top

SescTV une música e literatura no especial “Agora Clarice”

Clarice Lispector e Maria Bethânia- Foto: Acrobeat

O SescTV exibe pela primeira vez no canal, dia nesta quarta-feira (08.12), às 22h, o especial lítero-musical “Agora Clarice”, dirigido pela multiartista Beatriz Azevedo, a convite da Princeton University. O show é um tributo em homenagem à escritora brasileira Clarice Lispector pelos 100 anos de seu nascimento, celebrado em 2020. Participam da apresentação a cantora Beatriz Azevedo, o cantor, compositor e instrumentista Moreno Veloso, e os músicos Jaques Morelenbaum e Marcelo Costa. A cantora Maria Bethânia faz uma participação especial interpretando textos originais de Clarice. O conteúdo estará disponível sob demanda em sesctv.org.br.

Beatriz Azevedo – Foto: Acrobeat

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Esta história acontece em um estado de emergência e calamidade pública. Trata-se de um livro inacabado porque lhe falta a resposta. Resposta essa que espero que alguém no mundo me dê. Vós?”. Esse trecho da obra “ A Hora da Estrela”, de Clarice abre o tributo, chamando a atenção para este momento em que o mundo obrigatoriamente, em estado de emergência, reflete sobre a vida, a morte e o futuro. Na sequência, Moreno Veloso e Beatriz Azevedo iniciam as apresentações cantando pela transformação do tempo e saudando a importância da arte em nossas vidas.

Beatriz Azevedo e Moreno Veloso – Foto: Acrobeat

A obra intercala textos de Clarice interpretados por Maria Bethânia, Veloso e Beatriz, com canções criadas pelos próprios intérpretes Veloso e Beatriz, e ainda de autoria de Caetano Veloso, Rogério Duarte e Torquato Neto, entre outros. Os artistas são acompanhados por Jaques Morelenbaum ao Violoncelo e Marcelo Costa nas percussões. A exibição do conteúdo no SescTV e nas plataformas digitais do canal, corrobora para a disseminação da obra da escritora para um público expandido, além de valorizar a cultura brasileira.

Maria Bethânia – Foto: Acrobeat

A convite da universidade norte-americana Princeton University, foi organizado um encontro com o filho de Clarice, Paulo Gurgel Valente, mediado pela vencedora do Pulitzer Prize Jhumpa Lahiri. O projeto inspirou a gravação e a filmagem do encontro entre Beatriz, Veloso, Morelenbaum e Costa, contando com a participação especial de Bethânia. O tributo “Agora Clarice” contribui para a difusão da obra da escritora brasileira nos Estados Unidos e no mundo.

Mais de Cultura