Top

Festival do Rio abre com longa-metragem de Pedro Almodóvar e mais 40 filmes

Longa-metragem “Madres Paralelas”, de Pedro Almodóvar – Foto: Divulgação

Pedro Almodóvar volta a abrir o Festival do Rio em grande estilo. O aguardado novo longa do diretor espanhol, “Madres Paralelas“, será exibido na noite de abertura do festival, que acontece entre os dias 9 a 19 de dezembro. O filme, previsto para estreia na Netflix em 2022 e em cinemas selecionados da região em 2022, traz no elenco duas atrizes símbolo do cinema icônico de Almodóvar, Penélope Cruz e Rossy de Palma, além de Aitana Sánchez-Gijón, Milena Smit e Israel Elejalde.

SIGA O RG NO INSTAGRAM 

No Panorama Especial desta edição, estão o vencedor do Urso de Ouro em Berlim “Má sorte no sexo ou pornô acidental” (Bad Luck Banging or Loony Porn), de Radu Jude; o Urso de Prata de Melhor Direção “A Mulher que fugiu”, de Hong Sang-soo; e o ganhador do Grande Prêmio do Júri de Cannes “Compartment nº 6”, de Juho Kuosmanen. Outros esperados de Cannes, “Benedetta”, de Paul Verhoeven; a Palma de Ouro “Titane”, de Julia Ducorneau; “Memoria”, de Apichatpong Weerasethakul; e a animação japonesa “Belle”, de Mamoru Hosoda. Diretoras consagradas estarão presentes com seus filmes: “Cow”, de Andrea Arnold; “Pequena Mamãe” (Petite Maman), de Celine Sciamma; “O Homem Ideal” (I’m Your Man), de Maria Schrader; e “A Fratura”, de Catherine Corsini. A seleção internacional traz também filmes dos consagrados Kenneth Branagh (Belfast),) Nanni Moretti (Tre Piani) e Woody Allen (“Festival do Amor”). O “Beco do Pesadelo”, de Guillermo del Toro, será a grande gala de encerramento desta edição de 2021. Um panorama compacto e especialíssimo para o público.

Além dos filmes premiados em festivais internacionais selecionados para o Panorama Especial desta edição, o Festival do Rio apresenta duas mostras homenagem. O rigor visual deslumbrante do cineasta chinês de Hong Kong, Wong Kar-Wai, ganha uma mostra com cinco filmes que serão exibidos novamente nas salas de cinema, em cópias 4K restauradas, incluindo os premiadíssimos “Felizes Juntos” e “Amor à Flor da Pele”.

Mais de Cultura