Top

Sesc 24 de Maio recebe a Cia Os Crespos em dois espetáculos

O ator Sidney Kuanza encenando “Cartas a Madame Satã ou me Desespero sem Notícias Suas” – Foto: Roniel Felipe

Abrindo as programações de fim de semana em dezembro, o Sesc 24 de Maio recebe o monólogo “Cartas à Madame Satã ou Me Desespero sem Notícias Suas”, em noite única, dia 3 de dezembro, às 20h, encenado pelo ator Sidney Santiago Kuanza. Já nos dias 4 e 5 de dezembro, sábado às 20h e domingo, às 18h, é a vez de conferir a peça “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas”, com a atriz Lucelia Sergio, que também assina a direção com Sidney Santiago Kuanza e Aysha Nascimento. Os ingressos estarão à venda em sescsp.org.br/24demaio ou nas bilheterias da rede Sesc.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em “Cartas à Madame Satã ou me Desespero sem Notícias Suas”, um homem negro se corresponde com a figura mítica de Madame Satã. Fragmentos de histórias revelam – através dessas cartas – trajetórias e casos de amor, numa cidade-país cheia de doenças e que mantém sob cárcere privado um jovem apaixonado. A personagem, em tom confessional, mescla a força do gesto com a delicadeza no discurso, buscando a cumplicidade do espectador para tornar público uma afetividade cercada de tabus. Entrecortada por manifestos poéticos, a encenação brinca com estereótipos e expõe questões políticas, costurada por sambas que dialogam com a figura de Madame Satã e com um arquétipo negro, por essa figura sendo reconstruída.

Já em “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas”, o espetáculo investiga as relações entre afetividade, negritude, gênero e o impacto da escravidão na nossa maneira de amar. Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada pelo público, sendo expostas suas trajetórias afetivas. As personagens tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos. A plateia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, cruzando fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las e entregando ao público a linha que costura seus caminhos.

Os espetáculos compõem a trilogia “Dos Desmanches Aos Sonhos”, construídos pela Cia Os Crespos entre os anos 2011 e 2014, que investigam as relações entre afetividade, negritude, gênero e o impacto da escravidão na nossa maneira de amar.

Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo.  A 350 metros do metrô República.

Mais de Cultura