Top

Laboratório Siameses estreia 2º espetáculo de Corpos Octópodes

Foto: Arthur Wolkovier

O Laboratório Siameses estreia o espetáculo “Moscas de Fogo”. Esse é o segundo capítulo da trilogia “Corpos Octópodes”, contemplado pela 29ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, e que sucede o solo de dança “Da Natureza da Besta”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A obra é dirigida por Maurício de Oliveira, em conjunto com os artistas Gabriel Tolgyese, Grazielly Perdiz, Gustavo Cabral, Jonatan Vasconcelos, Maria Basulto, Rebeca Tadiello e Ricardo Ura, com a direção musical de Rodrigo Florentino, em parceria com Edézio Aragão, design de figurino de Adriana Hitomi e criação de luz de Paulinho Fluxusz.

“Moscas de Fogo” é uma homenagem ao fazer artístico, e a todos que estão envolvidos nesse meio. Durante o espetáculo, a dimensão do palco e do backstage se misturam, dando foco a todos os processos que constituem uma peça. O intuito é mostrar que a arte vai além do que geralmente é visto em cena.

O trabalho surgiu a partir  do texto “O Artigo dos Vagalumes”, de Pier Paolo Pasolini. O texto compara o vagalume (ou moscas-de-fogo) aos artistas que, em tempos sombrios, são a fonte de luz e esperança. A analogia pode até ser feita com a pandemia, e ao fato de que a cultura e os artistas ajudaram as pessoas, mesmo que indiretamente, a seguirem neste período tão difícil.

Sobre o trabalho em conjunto de todos os artistas da peça, Oliveira ressalta que “a experiência de trabalhar com esses artistas da dança, nesses últimos meses, foi arrebatadora. Fui recrutado a trabalhar num ambiente completamente diferente dos que tenho conhecimento, dado a abertura e envolvimento de cada um deles no decorrer do processo”. O artista afirma ainda que “eles me despertaram de um lugar de desalento – quando não conseguimos manter uma relação dinâmica de troca artística, acabamos por nos exaurir de tudo. Esses artistas me lançaram num território criativo que não vivia há muito tempo, de muito diálogo, curiosidade e de pesquisa profunda sobre tudo o que era trazido”.

“Me sinto, com essa experiência, de fato, transformado e bastante otimista em relação a essa geração de pessoas realmente interessadas no construir artístico. Muito orgulho dessa geração que desponta”, finaliza.

Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, São Paulo.
26.11 e 27.11 – às 21h
Gratuito

Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo.
03.12 e 04.12 – às 21h
05/12 – às 19h
Gratuito

É necessário apresentar o comprovante de vacinação para entrar nos teatros.

Mais de Cultura