Top

Projeto resgata o legado do humorista Mussum em série no YouTube

Foto: Divulgação

Há 80 anos, nascia Antônio Carlos Bernardes Gomes, futuramente conhecido como Mussum, no Morro da Cachoeirinha, Rio de Janeiro. E, com todo o seu humor e irreverência, ele conseguiu transitar por espaços muito pouco ocupados por gente com a mesma cor de sua pele e ser unânime em todas as esferas. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com o intuito de dar luz ao legado desse artista genial nos dias de hoje, o cantor Mumuzinho vai liderar o projeto “Artistas do Cacildis”, em que receberá grandes representantes da cultura afro-brasileira para bater um papo bem descontraído sobre as suas carreiras e a importância do humorista em suas trajetórias. Tudo pode ser visto de forma gratuita no YouTube.

Foto: Divulgação

Nesta primeira temporada, o cantor Mumuzinho conversou com Sandra Sá, Roberta Rodrigues, Rafael Zulu e Jorge Aragão. O espaço escolhido para a realização desses encontros foi o Beco do Rato, um dos centros culturais mais importantes do bairro da Lapa e formador de grandes sambistas da nova geração. E o foco de todas essas entrevistas foi o papel fundamental que Mussum teve nos “passadis”, “presentis” e “futuris” desses artistas – seja com histórias engraçadas, seja como representante de uma transgressão do status quo por meio do riso. 

Foto: Divulgação

O nome de Mumuzinho como âncora também tem a ver com as possibilidades de sonho que Mussum deu para os mais novos. A musicalidade, o improviso, o humor e a versatilidade do cantor são o maior exemplo do legado do veterano. O objetivo do projeto audiovisual é reverenciar esse e outros tantos artistas negros da atualidade. 

Foto: Divulgação

Mais de Cultura