Top

BRIT Awards acaba com categorias divididas por gênero

Visão geral da arena durante o Brit Awards 2021 – Foto: Getty Images

A partir de 2022 o BRIT Awards, uma das premiações mais importantes do Reino Unido, não terá mais categorias divididas por gênero, como “Melhor Artista Solo Feminino” e “Melhor Artista Solo Masculino”. O objetivo é tornar o evento anual mais inclusivo e relevante. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No anúncio que confirmou a mudança, os organizadores da premiação disseram que a atitude partiu da vontade de celebrar artistas “apenas por sua música e seu trabalho, ao invés de como eles se identificam ou como os outros os percebem”.

Dua Lipa e J Hus foram os últimos ganhadores da premiação com divisão de gênero, na próxima edição as categorias serão substituídas por “Artista do Ano” e “Artista Internacional do Ano”

Alguns músicos, como Sam Smith e Will Young, já haviam pedido a mudança, dizendo que a divisão da forma como estava excluía artistas não-binários. O próprio Sam Smith não se identifica com nenhum gênero, por isso decidiu não submeter seu último álbum “Love Goes” para esta edição do BRIT Awards

O anúncio representa um grande passo da indústria musical do Reino Unido, e vai ao encontro de outras premiações como o Grammy, que não tem mais divisão de gênero desde 2012.

Mais de Cultura