Top

Pathy Dejesus aposta em 2022 para uma mudança de governo

Foto: Divulgação

Ex-modelo, DJ, atriz. Pathy Dejesus é daquelas pessoas versáteis que apostam no talento para exprimir suas emoções e qualidades profissionais. Estrela de várias séries e conhecida na noite como boa na discotecagem, ela hoje está na nova novela da Rede Globo do horário das 21h, “Um Lugar ao Sol”, em que interpreta Ruth, a primeira vilã de sua carreira na TV. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Mãe de Rakim, de dois anos, ela divide seu tempo entre o trabalho e a maternidade, e não deixa que nada atrapalhe sua rotina com o filho, estão sempre juntos. Como apoio, tem a família para dar uma força e olhar o menino quando não está presente. “Tive a sorte de contar com uma rede de apoio incrível, meus pais e minha irmã que me apoiaram muito tanto a voltar a trabalhar, como me dando o suporte para que eu fizesse isso da melhor maneira possível, me ajudando com o meu filho”, conta.

Ela já tem planos para novos projetos, os quais ainda não pode contar. “Em paralelo a isso [à novela] tenho alguns projetos em planejamento, estou avaliando-os para poder contar para vocês em breve”. Sobre a vida como DJ, Pathy espera que as coisas voltem ao normal, após a pandemia, para que possa estar de novo na discotegaem, outra coisa que gosta muito de fazer e a qual de dedica com afinco. 

Sobre o atual governo e sua politica anticultura, ela é categórica, espera que 2022 chegue com uma mudança de governo. “Educação, cultura e saúde precisam ser tratados com seriedade. Acho que estamos vivendo um momento de retrocesso e que esses cuidados precisam ser retomados o mais breve possível.”

Leia a seguir entrevista que RG fez com a atriz.

Como nasce a atriz Pathy DeJesus? Com que idade? 

Eu comecei relativamente tarde. Por volta de 2004, eu passei a olhar essa arte diferente e depois de começar a estudar tive o entendimento que realmente era aquilo que eu queria fazer da minha vida e a partir daí eu não parei mais de estudar e trabalhar, graças a Deus. 

Como você avalia sua volta à TV na novela das 21h da Globo, “Um Lugar ao Sol”? 

Eu amo fazer o que eu faço. Antes da novela eu peguei uma sequência de séries, que é um outro tipo de segmento, mas que é muito maravilhoso voltar para a TV numa novela das nove, que é considerada o carro-chefe de emissora. 

Fale sobre seu papel na trama? Você será mocinha ou vilã? 

Sim, podemos dizer que ela é uma vilã…. A Ruth é uma engenheira bem-sucedida, determinada, e possui um relacionamento secreto com o Tulio, personagem do Daniel Dantas, um dos genros do dono da empresa Redentor. Esse foi um papel que amei fazer, acho que pelo fato dos valores da Ruth serem bem diferentes dos meus, foi algo que construí aos poucos. 

Como foram as filmagens? 

As filmagens foram feitas durante a quarentena, seguindo os mais rigorosos protocolos de segurança, então estou vendo junto com o público como ficou tudo, e nesse sentido é quase como a sensação de quando fazemos uma série ou um grande filme, só depois de tudo feito temos a devolutiva do público. Nesse sentido, foi uma experiência muito diferente, não podíamos manter o contato físico como em novelas anteriores e haviam poucas pessoas no estúdio. 

Como é lidar com a maternidade, com o Rakim com apenas dois anos, e você trabalhando? 

Não foi diferente da rotina que todas nós mulheres precisamos lidar quando nos tornamos mães, ainda mais sendo mãe solo. Mas tive a sorte de contar com uma rede de apoio incrível, meus pais e minha irmã que me apoiaram muito tanto a voltar a trabalhar, como me dando o suporte para que eu fizesse isso da melhor maneira possível, me ajudando com o meu filho. 

Fale sobre a maternidade, como isso mudou sua vida? 

Com o meu filho eu nasci de novo, conheci uma outra Pathy. E não falo isso romantizando a maternidade. Naturalmente tive que me reconhecer como mãe e deixar um pouco a Pathy de antes de lado, pois sim, muita coisa muda na nossa forma de pensar o mundo. Hoje digo que a “Pathy mãe” é uma das minhas melhores versões e meu filho é tudo na minha vida. 

Quem cuida do Rakim na sua ausência? 

O Rakim sempre está comigo, ainda assim eu conto com uma rede de apoio que me auxilia quando preciso. 

Pretende ter mais filhos? Adotar? 

No momento é algo que eu não penso. 

Foto: Divulgação

Tem projetos paralelos à novela? 

As gravações acabaram há pouco tempo, mas tudo só está começando ao mesmo tempo com a estreia no ar. Em paralelo a isso tenho alguns projetos em planejamento, estou avaliando-os para poder contar para vocês em breve. 

E na música, como DJ, continua na ativa? 

A música é mais uma grande paixão minha, mas acabei não atendendo muito nessa área nos últimos tempos, além da minha gestação, depois veio a pandemia que já dura quase dois anos e parou todos os eventos. Assim que as coisas melhorarem, minha vontade é sim de voltar a discotecar. 

Como vê o atual governo e sua política anticultura? 

Educação, cultura e saúde precisam ser tratados com seriedade. Acho que estamos vivendo um momento de retrocesso e que esses cuidados precisam ser retomados o mais breve possível. Acredito muito que em 2022 isso possa mudar, com uma mudança de governo. 

Como lida com as redes sociais? 

Eu acredito que lido muito bem com as minhas redes e os com meus seguidores…até porque as redes sociais me auxiliam para que eu me comunique com o meu público de maneira direta. Ali eu mostro um pouco sobre o que penso, do meu trabalho e também algumas coisas do meu dia a dia. 

Já passou perrengue com haters? 

Na verdade, não. Costumo ignorar comentários que não me acrescentam em nada. 

Como cuida da pele e do corpo, tem rituais de beleza? Faz academia ou exercícios? 

Eu tenho cuidados com a pele desde sempre, tenho muita responsabilidade em relação a isso, porque querendo ou não eu trabalho com a minha imagem, mas não chego a ser uma pessoa neurótica com isso, tenho os cuidados básicos de usar os produtos que eu acho bons para os primeiros sinais de envelhecimento, um bom protetor solar, não dormir maquiada… Esse tipo de cuidado que eu sempre tive. Com o Rakim, eu tive que otimizar esses cuidados, não é sempre que consigo fazer uma super rotina skincare, mas continuo fazendo. Sobre exercícios, é uma coisa que eu quero muito voltar a ter uma rotina de academia! Porque eu acredito muito que a maternidade já é um corre, né? Em todos os sentidos. Não me sinto uma sedentária sendo mãe de uma criança de dois anos de forma alguma, mesmo porque sou uma pessoa que estimula muito ele, ensino a jogar bola, corro com ele, sabe? Quando eu morava no Rio minha corrida na orla era empurrando carrinho, sempre tentando otimizar o tempo que eu tenho, mas uma rotina de exercícios eu sinto falta. 

Ainda pensa em modelar? 

Acho até engraçado como as pessoas ainda me associam a modelo, e que isso deve se dar a uma carreira muito sólida que eu tive como modelo, mas me aposentei há quase 20 anos. Hoje quando as marcas me procuram é pela minha pessoa, não pela minha estética, antes era só pela estética, hoje é por um conjunto.

O que tem lido, ouvido ou assistido? 

Eu tenho lido muita literatura infantil junto ao Rakim, com autores ou protagonistas negros. Muita coisa relacionada aos Orixás, também estou assistindo algumas séries… E claro, estou assistindo “Um Lugar ao Sol”, afinal, é uma oportunidade diferente pra mim de poder acompanhar uma novela inédita que fiz sem estar naquela rotina intensa de gravações ao mesmo tempo. 

Tem algo que não come? 

Eu evito coisa muito junk, fritura é muito raro eu comer, refrigerante também não chego perto. Esse tipo de cuidado, fora isso como de tudo.

Mais de Cultura