Top

RS: galeria temporária terá quase 500 m² de artes visuais a céu aberto

Foto: Divulgação

Mais de 270 metros lineares e quase 500 m² de muros irão se transformar em uma grande galeria a céu aberto, com reproduções de obras de 151 artistas. A intervenção urbana Arte no Muro propõe um novo espaço de visibilidade para as artes visuais e, ao mesmo tempo, um novo canal de sensibilização do público para a arte.

“Iremos literalmente levar a arte para as ruas”, diz Ana Hauschild, artista visual e uma das idealizadoras da iniciativa. No mesmo dia, será lançado o site da Mesa de Arte na Praça. A ação irá acontecer em Novo Hamburgo (RS), no bairro histórico de Hamburgo Velho.

O objetivo da Arte no Muro é criar um novo espaço para expor democraticamente a arte a todos. “O conceito do projeto é exatamente este, e isso se aplica também ao perfil de artistas com trabalhos expostos. Teremos tanto jovens talentos iniciantes na carreira como nomes já consagrados, todos farão parte da exposição”, salienta Magna Sperb, também artista visual e idealizadora da Arte no Muro. A fotógrafa e artista visual Bala Blauth completa o grupo de idealizadoras. “No dia a dia, nossa presença na cidade vai ficando muito ligada à sobrevivência. A arte vem como um respiro, nos transporta para outros lugares, faz bem para a alma, e é isso que buscamos ao propor esta intervenção artística”, enfatiza.

A Arte no Muro acontecerá das 14h às 18h, parte dela na Av. Victor Hugo Kunz e a outra metade na Rua General Osório, no bairro Hamburgo Velho.  Serão coladas 151 reproduções impressas em cartazes lambe-lambe, em formato de 1,7 m x 1,2 m. A exposição deve permanecer por até dois meses, tempo estimado de resistência do material às intempéries. “É importante destacar a diversidade de técnicas que estarão reunidas nesta exposição, mesmo que através de reproduções. São 151 artistas com óleo sobre tela, fotografia, aquarela, gravura, grafite e até mesmo reproduções de esculturas e cerâmicas, entre muitas outras expressões. E quase 500 metros quadrados de área, ou seja, é uma realização como poucas vezes se viu no universo das artes brasileiras”, ressalta a gestora cultural Luana Khodja.

Mais de Cultura