Top

Galeria Millan apresenta pela 1ª vez individual de Peter Halley no Brasil

Foto: Divulgação

Galeria Millan apresenta, até o dia 18 de dezembro de 2021, “Peter Halley: Novas Pinturas [New Paintings]” primeira exposição individual do artista no Brasil. A mostra reúne cinco obras inéditas, produzidas entre 2020 e 2021, que enfatizam cores e sistemas produzidos pelo consagrado norte-americano que abriu caminho para a descoberta de uma nova linguagem para a pintura abstrata na história da arte. A mostra é acompanhada de uma publicação com texto de apresentação de Richard Milazzo, crítico, poeta e curador baseado em Nova York.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Nascido em 1953, em Nova York, Peter Halley desempenhou papel central na consolidação do movimento neoconceitual da década de 1980, uma geração que inclui nomes como Richard Prince, Peter Nagy e Jeff Koons, considerada uma das mais eletrizantes do período pós-guerra. O pensamento dessa corrente artística era orientado por uma consciência paradigmática das formas tecnológicas e arquitetônicas de controle e contenção, buscando valências para a abstração além daquelas colocadas em jogo pelos expressionistas abstratos americanos.

A longo de quatro décadas, Halley vem guiando seu discurso visual (carregado de condutos, grades, prisões, bases, tintas fluorescentes e Roll-a-Tex) no contexto da abstração geométrica para longe das reflexões puramente formais desse gênero e em direção a um pensamento existencialista e social na era digital. Desde a década de 1990, o artista também tem trabalhado com impressões digitais de escalas mais monumentais que, juntamente com suas pinturas, são combinadas em instalações site-specific.

Foto: Divulgação

Segundo Milazzo, que vem acompanhando a carreira de Halley desde seus primórdios, sua obra partiu de um caráter mais clássico para desenvolvimentos aparentemente irrestritos nos dias atuais e que buscam contrariar uma suposta opressão do esteticismo abstrato e do positivismo. Essa postura de Halley se mostra evidente na presente exposição, que traz a produção mais recente da série Shaped Paintings [Pinturas Modeladas], iniciada em 2018, e que se situa nesta última fase mais rebelde de sua trajetória, um resultado de décadas de pesquisa.

As cinco pinturas – “Across Time” e “Double World” (2020) e “Between Two Worlds”, “Ascendant” e “Reminiscence” (2021) – são apresentadas estruturadas em suas bases, bem como a maioria das produzidas nos dois últimos anos, e sugerem, segundo Milazzo, não apenas as ideias de equilíbrio e elevação, mas também de precariedade e de uma situação de prisão, tema recorrente em sua prática. No entanto, neste grupo, o artista agrupa as celas e prisões para criar uma atmosfera de fluidez controlada.

Foto: Divulgação

Das cinco pinturas da exposição, apenas “Reminiscence” parece trazer um olhar aberto para o passado das telas pré-moldadas, mantendo, como Halley costumava fazer, o método de conectar as prisões pelos condutos. “Talvez menos instável que as outras, mas ainda assim configurando uma borda nos outros três lados que é irregular e além de qualquer cálculo racional ou memorável”, analisa o crítico. “Já ‘Ascendant’ possui um senso de humor ao trazer a prisão localizada no meio e no topo toda torta. Se não é ‘reto’, por assim dizer, se é, de fato, arquitetonicamente comprometido ou subvertido, é por que nem tudo está bem com o mundo?”, indaga.

A grade é a realidade subjacente às celas e prisões de Halley e representa até mesmo o alcance cada vez maior da linha em seu trabalho, ou dos condutos em si. Mas o uso da cor e sua tentativa de criar um mundo de sonho separado do racionalismo ocidental e de integrar os aspectos formais de uma imagem e seu conteúdo simbólico falam de outro desejo de Halley.

Foto: Divulgação

Nas palavras de Milazzo, o que parece contraditório na decisão estética subversiva do contraste entre as prisões e celas desumanizadas com cores comerciais brilhantes não o é de todo. Nelas o artista parece deixar emergir seu intento “de escapar das ‘prisões’ que ele vê ao nosso redor e ao redor de seu trabalho – sejam essas de natureza arquitetônica ou internalizadas como forças comportamentais obsessivo-compulsivas que podem estranhamente nos ajudar a encontrar nosso caminho, se conseguirmos controlá-las, ou nos limitar em tudo o que fazemos e queremos alcançar, se elas nos controlarem”.

Mais de Cultura