Top

Casa Fiat de Cultura abre inscrições para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria

“Na Boca da Mata Ah”, exposição da artista Carolina Botura na Piccola Galleria – Foto: Leo Lara/Studio Cerri

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros e estrangeiros podem se inscrever até o dia 3 de dezembro de 2021. Criado com o objetivo de incentivar a arte contemporânea e promover novos artistas, o programa seleciona mostras inéditas, que podem ser individuais ou coletivas. As inscrições devem ser realizadas no site www.casafiatdecultura.com.br, onde também está disponível o regulamento completo do programa de seleção.

Criada em 2016, a Piccola Galleria destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performances, instalações e arte digital, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. Desde 2020, as exposições selecionadas foram montadas no espaço, que fica no hall principal da sede, e ganharam uma série de iniciativas digitais, acompanhando os novos formatos de programação do centro cultural.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas – composto por acadêmicos, produtores culturais, artistas e curadores -, que avaliam todos os trabalhos inscritos, de forma totalmente independente. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – somente em 2020, 300 mil pessoas participaram da programação da Casa Fiat de Cultura.

Exposição “Desolação”, do artista plástico Mateus Moreira, na Piccola Galleria – Foto: Leo Lara/Studio Cerri

Como participar

O artista interessado em se inscrever no 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria deve acessar o site www.casafiatdecultura.com.br e preencher a ficha de inscrição. Serão solicitadas informações como nome e conceito da exposição, justificativa de ineditismo da mostra, lista de obras, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações performances e arte digital), proposta conceitual e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras; proposta de expografia; currículo e foto do artista; e texto curatorial. Para se inscrever, é necessário ter um e-mail do Google e preencher todas as informações solicitadas.

A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição e que ficarão sob a responsabilidade do artista. O artista poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura.

Mais de Cultura