Top

Zezé Motta participa do documentário “Vozes do E!”

Zezé Motta – Foto: Steff Lima

Uma das fundadoras do movimento negro unificado no Brasil, atuando com assiduidade na televisão, no cinema e nos shows, e saudada como a mais importante atriz-cantora do País, Zezé Motta durante seus mais de 50 anos de carreira, rompe barreiras e coloca no centro da cena artística nacional as múltiplas dimensões do protagonismo feminino e negro em tela.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O seu imenso talento e carreira inspiram atuais e futuras gerações de mulheres que lutam por expressão, espaço e oportunidade. Justamente por isso, a artista é a estrela do documentário “Vozes”, uma produção original do canal E! da NBCUniversal, que estreia dia 16 de novembro, o Mês da Consciência Negra. O documentário é um resgate histórico sobre o espaço que a mulher ocupou ao longo dos anos nas telas (TV e cinema, sobretudo).

Zezé Motta – Foto: Steff Lima

O “Vozes do E!” é um filme-experimento que parte da ideia de questionar esses estereótipos ao fotografar mulheres em posições e situações que raramente vemos na mídia: uma negra como CEO de uma empresa; uma loira boxeadora; uma mulher de mais de 60 anos com lingerie sexy; uma princesa oriental de cabelos ondulados; uma transexual astronauta; uma miss gorda e uma jovem negra como presidente do Brasil.

“Vozes do E!”, produção do E! Entertainment realizada com a Mood Hunter por uma equipe formada 99% por mulheres, é um documentário que representa uma amostra do que o audiovisual brasileiro pode fazer para amplificar as vozes femininas, diversas e potentes, que não aceitam mais serem caladas, inaudíveis, ignoradas. O desfecho dessa história está sendo construído por muitas outras vozes que acolhem, identificam-se e percebem que não estão sós nessa caminhada.

Zezé Motta – Foto: Steff Lima

Participam ainda do filme-experimento Luana Tanaka (atriz), Mafoane Odara (psicóloga e executiva de RH), Natallia Rodrigues (atriz, publicitária e psicóloga) e Neon Cunha (publicitária e ativista). Toda a conversa é permeada por depoimentos de personalidades como a drag queen, professora e  apresentadora Rita Von Hunty, a atriz Maria Bopp, a apresentadora e cineasta Marina Person, a modelo Miranda Luz e a cantora e compositora Elza Soares. “Vozes do E!”  estreia terça-feira, 16 de novembro, às 22h, no E! Entertainment.

Aos 77 anos, Zezé Motta está a todo vapor. Só neste mês de novembro ela participará de 12 eventos falando sobre diversidade e sobre o negro na mídia. A “cantriz” tem ainda neste mês dois shows marcados na cidade de São Paulo e começará nos próximos dias as gravações da série “Arcanjo Renegado”, na TV Globo. Em tempo, Zezé ainda está gravando 4 filmes que estreiam em 2022.

Zezé Motta – Foto: Steff Lima

“Eu estou nessa luta há mais de 50 anos e toda vez que meu telefone toca e me convidam para participar de algum evento para falar de racismo, eu penso: Meu Deus! Até quando ainda teremos que nos reunir para discutirmos sobre isso? Desde que entrei para o movimento negro, lá pelo final dos anos 70, diziam que não existia racismo no Brasil e que estávamos importando um problema que era dos EUA, lutei e dei muita cotovelada para mostrar que o racismo existia por aqui. Hoje, a minha luta é antirracista, continuo lutando e denunciando, mas na Consciência Negra, uma data necessária para essa reflexão, foco nas conquistas e não apenas em falar de cicatrizes”, afirma Zezé Motta.

Mais de Cultura