Top

Mohamed Mbougar Sarr é o primeiro escritor da África Subsaariana a ganhar Prêmio Goncourt

Mohamed Mbougar Sarr ganhou prêmio Goncourt – Foto: Getty ImagesGon

O jovem escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr, de 31 anos, ganhou nesta quarta-feira (03.11) o Goncourt, principal prêmio literário francês. Com o romance “La Plus Secrète mémoire des hommes [A mais secreta memória dos homens]”, Sarr encantou o júri e recebeu seis dos dez votos, se tornando assim o primeiro escritor da África Subsaariana a levar o título.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Embora o ganhador do prêmio receba apenas um valor simbólico de € 10, o Goncourt assegura a publicação e a venda de milhares de exemplares. 

“Sinto uma grande alegria. Simplesmente. Ainda me faltam palavras”, afirmou o escritor em uma nota de agradecimento. E o próprio presidente da academia, Didier Decoin, elogiou o romance de Sarr e o classificou como um “hino da literatura”.

No ano passado, o ganhador foi Hervé Le Tellier com “L’Anomalie [A anomalia]”, que vendeu mais de um milhão de livros. Recorde que não se via desde “L’Amant [O amante]”, de Marguerite Duras

Sarr também já havia ganhado outros prêmios como o Grand Prix du Roman Métis (2015), o Ahmadou-Kourouma Award (2015) e o Knight of the Order of Merit of Senegal (2015).O escritor nasceu em Dacar, no Senegal, e estudou na École des hautes études en sciences sociales.

Mais de Cultura