Top

Festival Funarte Acessibilidança encerra agenda com “Annata” e “Só se fechar os olhos”

“Annata” e “Só se fechar os olhos” – Fotos: Milton Jesus e Thamires Mulatinho

Primeiro Festival Funarte Acessibilidança encerra a programação nos dias 3 e 5 de novembro com dois espetáculos premiados. “Annata”, do Núcleo Quimera de Criações, e Só se fechar os olhos”, do Coletivo Desvio Padrão, serão lançados no canal da Fundação no YouTube, em vídeos com audiodescrição e Libras. Esta última etapa contempla projetos da região sudeste, as outras regiões já foram contempladas nas primeiras 23 performances, e podem ser vistas na plataforma online.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O projeto “Annata” surgiu da união de três artistas: um coreógrafo; um bailarino e artista visual; e um videomaker. Envolvendo dança, música, literatura, artes plásticas e vídeo, o objetivo era unir vivências artísticas em uma única criação.

A narrativa traz um homem/anjo que viaja pelas formas de expressão corporal do minimalismo e explora a liberdade de movimentação da dança contemporânea. Enquanto a peça coreográfica aborda a relação idealizada entre anjos e humanos, anseios, infortúnios e a busca constante por unidade. Victor Andreucci, artista com síndrome de down, é um dos bailarinos convidados.

Já a obra coreográfica do Coletivo Desvio Padrão, Só se fechar os olhos” propõe um mergulho na audiodescrição, para fazer emergir temas de grande alcance, que buscam tocar nas camadas mais profundas dos processos mentais. A concepção e a performance são assinadas por Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta. “O duo de dança só acontece dentro da mente daqueles que são cegos ou daqueles que topam fechar os olhos para viver essa experiência de estar privado da visão”, explica o grupo.

O texto que descreve essa dança inusitada foi escrito por Edgar Jacques, um ator e dramaturgo que é cego desde a infância, e é narrado pelas performers, imóveis em cena. O criador dessa montagem nunca viu uma obra de dança, o que lhe permite criar o que bem entender.

A primeira edição do Festival Funarte Acessibilidança foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020, que premiou 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promoviam o acesso de todas as pessoas à arte.

 

Mais de Cultura