Top

Galeria Base abre a mostra “Lucas Länder: Imanência”

Foto: Divulgação

Memória: realidade x ficção? Passado x presente. Simplicidade  complexidade. Esses são alguns questionamentos dicotômicos que permeiam o trabalho do artista plástico Lucas Länder, na exposição “Lucas Länder: Imanência”, que acontece na Galeria Base até 04 de dezembro de 2021, e cuja curadoria é de Paulo Azeco.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Composta por desenhos em grafite, nanquim e veladura de cera sobre papel, a mostra faz um recorte preciso sobre a obra do artista desde 2005 até 2021, fragmentos de fatos e episódios separados: “O passado, assim, é descontínuo”, explica o curador.  Dessa forma, essa organização das frações de memória é a base da obra de Lucas, com séries que abordam discussões atuais, de questões contemporâneas, que estão presentes na vida de todos nós. Uma delas chama-se “Paisagens Descritivas”, que teve início em 2015 e deixa claro o anseio de organizar o cenário de memória (real ou fictícia).

Foto: Divulgação

Nela, Länder faz uso do grafite e nanquim, de maneira ágil e muito viva, que chega a transcender a paisagem, propondo um diálogo entre o imediatismo da imagem e as memórias, anseios e seus próprios questionamentos.

Algumas obras têm origem em retratos que, quando impressos em papel, ganham a interferência do artista, de maneira mais colérica, tornando evidente o caráter descartável que a imagem ganhou atualmente e, ao mesmo tempo, mostra o enfrentamento à sua imagem, tanto a registrada quanto à arquivada em sua memória.

Outra produção que merece destaque refere-se à mais recente criada pelo artista, feita em 2021 e que traduz os tempos atuais dando origem a imagens ainda mais densas, refletindo o novo cenário: com toques de medo, agonia e até insegurança, com pretos intensos, quase catastróficos. São imagens que beiram a abstração potente – tanto que parece ecoar a dor vivida, ainda tão latente em todos nós. Ao todo, serão apresentadas cerca de 35 obras.

Foto: Divulgação

Econômico nos materiais, o artista pretende instigar o expectador: uma paisagem, a princípio banal surpreende em sua montagem complexa, que fixa o olhar de quem se propõe a mergulhar em seu universo. “É um trabalho sofisticado na intenção e resultado”, finaliza Azeco.

Galeria Base – Alameda Franca, 1.030, Jardim Paulista. De terça a sexta, das 11h às 19h; sábados das 11h às 15h.

Mais de Cultura