Foto: Divulgação/iStcok
São Paulo é uma cidade feita não só de movimento urbano, mas também repleta de história e cultura. Mesmo que você tenha nascido e crescido na cidade, no ritmo acelerado da rotina, provavelmente, alguns lugares podem passar despercebidos. Por isso, é importante reservar algum dia para conhecer os marcos turísticos da cidade. São Paulo é uma cidade impressionante, que merece ser olhada com mais cuidado não só pelos turistas, mas também pelos moradores.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Para chegar aos lugares, é possível usar o transporte público ou utilizar também um carro econômico para se deslocar entre os pontos turísticos e ter mais autonomia nos horários e na rota entre os destinos. É importante verificar os horários de funcionamento e também se os locais exigem a carteirinha de vacinação ou agendamento para a visita.
Edifício Itália
No centro de São Paulo se encontra o Edifício Itália, inaugurado em 1965 e um dos maiores prédios do Brasil. O espaço tem uma galeria de arte e um teatro, e na cobertura, no 41º andar, se encontra o Terraço Itália, com vista em 360 graus da cidade e com um restaurante especializado na culinária italiana. O Terraço é o lugar perfeito para encontros românticos e ocasiões especiais.
Casa Modernista
Considerada a primeira obra de arquitetura moderna do Brasil, a Casa Modernista foi construída pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, em 1928, e tem um jardim planejado por Mina Klabin, pioneiro no uso de espécies tropicais. A obra fica na Vila Mariana e faz parte do Museu da Cidade de São Paulo.
Pateo do Collegio
Localizado na região da Sé, o Pateo do Collegio foi um marco na fundação da cidade. O sítio arqueológico tem 465 anos e hoje conta com dois museus, uma biblioteca e algumas atividades e oficinas no local.
Museu da Diversidade
Ainda no centro, o Museu da Diversidade é um espaço cultural, de memória e estudos sobre diversidade sexual no país. É um local que promove pesquisa, divulga e valoriza a contribuição da comunidade LGBT brasileira. O espaço também conscientiza os visitantes sobre homofobia e diversidade.
Centro Cultural Banco do Brasil
Um dos centros culturais mais visitados na cidade, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) é um espaço com exposições, teatro, cinema e café. Inaugurado em 2001, o centro cultural fica localizado na região da Sé e a entrada é gratuita.
Edifício Altino Arantes
Construído em 1939, o Edifício Altino Arantes, ou Banespão, como é conhecido, só foi inaugurado em 1947 e teve sua arquitetura inspirada no Empire State Building, em Nova Iorque. O prédio foi sede do Banco do Estado de São Paulo e um símbolo do progresso da cidade. A obra tem 35 andares e uma vista impressionante no topo, com exposições e também uma pista de skate.
Museu de Arte Contemporânea
Localizado perto do Parque Ibirapuera, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) é uma fundação da USP, ligada à produção e pesquisa artística nacional e estrangeira. O prédio foi criado nos anos 1950 pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e abriga cerca de dez mil obras, entre desenhos, gravuras, esculturas, pinturas em óleo e outras experimentações.
Casa de Vidro
No Morumbi, dá para visitar a Casa de Vidro, construída em 1950, que foi a morada do casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos. Hoje, a obra é um ícone da arquitetura moderna no país e um espaço para promover a pesquisa e troca de ideias entre profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais, divulgando o urbanismo e também a arte popular.
Fundação Ema Klabin
A casa da colecionadora de arte Ema Klabin se tornou um museu localizado no Jardim Europa ainda pouco conhecido. O ambiente tem um centro de pesquisa e um belo jardim externo.
Templo Zu Lai
Este não fica na capital, mas vale a pena ir até Cotia, cidade também em São Paulo, e visitar o Templo Zu Lai. É relacionado ao budismo chinês e também é considerado o maior templo budista da América Latina. Entre as atividades oferecidas pelo espaço estão práticas de meditação, loja e cafeteria.