Top

Paris: designer e artista plástico Martin Margiela transforma espaços da Lafayette Anticipations

Foto: Pierre Antoine

Treze anos se passaram desde que Martin Margiela, influente designer belga, deixou a moda. Conhecido internacionalmente como “invisível”, ele nunca deu uma entrevista e sempre permaneceu nos bastidores de seus desfiles. Mas agora ele está de volta à cena como artista em uma exposição que leva seu nome na Lafayette Anticipations – Fondation d’entreprise Galeries Lafayette, em Paris.

A mostra fica em cartaz até 2 de janeiro de 2022. Nesse período, o público poderá admirar mais de 22 obras inéditas entre instalações, esculturas, colagens, pinturas e filmes que, sob o olhar da curadora Rebecca Lamarche-Vadel, seguem uma hipótese: Margiela sempre foi um artista.

Foto: Pierre Antoine

Reconhecido internacionalmente desde o final dos anos 80 no campo da moda, ele tem se empenhado, ao longo de sua trajetória como designer, em desbravar um a um os códigos por meio de desfiles, materiais e silhuetas que desde então se tornaram revoluções conceituais e estéticas.

A força e a ousadia dos gestos por ele implantados empurraram para trás as fronteiras da arte, indo muito além de seus territórios tradicionalmente consagrados. Margiela nunca deixou de oferecer novas áreas de experiência, ampliando constantemente os limites do trabalho.

Concebida como uma obra de arte total, a exposição inaugurada é uma experiência que persegue a obsessão do artista pela transformação e pelo desvio. Nesse sentido e na contramão dos hábitos dos visitantes da Lafayette Anticipations, todos são convidados a entrar pela saída de emergência e mergulhar numa viagem labiríntica em que as obras aparecem e desaparecem de diferentes pontos de vista.

Foto: Pierre Antoine

Todas as obras, produzidas em grande parte in loco nas oficinas da fundação, retomam as próprias obsessões do artista, com o corpo muito presente: anatomias inspiradas na tradição acadêmica, cabelo e pele tangenciando a abstração como tantos vestígios da passagem de tempo.

O tema do desaparecimento é onipresente nesta mostra. Margiela nunca teve medo da ausência. Com ele, a vida de um objeto ou ser nunca termina, Ele está sempre mudando, pronto para uma infinidade de renascimentos. Contra a maré de valores dominantes, o artista celebra a beleza do vulnerável, da fragilidade e da transitoriedade, transformando o trivial em provocações à descoberta, à surpresa e a uma forma de reencantamento.

Foto: Pierre Antoine

Martin Margiela
Onde: Lafayette Anticipations – Fondation d’entreprise Galeries Lafayette.
Endereço: 9, Rue du Plâtre, F-75004, Paris.
Visitas: sem agendamento.
Horário: segunda, quarta, sexta, sábado e domingo, das 11h às 19h; às quintas, entre 11h e 21h; fecha às terças.
Site: https://www.lafayetteanticipations.com/.

Mais de Cultura