Top

Online: 6ª Mostra de Cinema Chinês traz filmes inéditos

“Ballon” – Foto: Divulgação

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, organizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, está de volta, depois de um hiato de quase dois anos devido à pandemia. A 6ª edição do evento acontece de 1º a 20 de novembro, de forma online e gratuita, e traz na programação 10 filmes, a maioria inédito no Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O evento abre com o filme “Tudo ou Nada” do premiado diretor

online, que será exibido pela primeira vez fora da China. Indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ao Melhor Documentário no First  – International Film Festival -, os dois na edição 2021, o filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (Tept) e registra sua busca por redenção.

“Tudo ou Nada”- Foto: Divulgação

 O diretor Hao, que pelo filme “The Chinese Mayor” ganhou o Prêmio Especial do Júri por Acesso Inigualável no 31º Festival de Cinema de Sundance, juntamente com a estudiosa de cinema chinês da USP Cecília de Melo, participarão de  uma master class ao vivo, com sessão de bate-papo.

A programação  traz também trabalhos mais recentes de diretores consagrados, como o  belíssimo drama tibetano “Balão”, de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza, “Aves Suburbanas” de Qiu Sheng, indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno

E ainda: “Quero uma vida com você”,  filme de estreia de Sha Mo, que arrecadou mais US$ 50 milhões em bilheteria na China, “Um Porto Seguro”  de Li Xiaofeng, indicado ao Melhor Filme no Festival Internacional de Macau e no Festival Internacional de Cinema de Xangai, “Quatro Primaveras”  de Lu Qingyi, indicado a Melhor Documentário no Golden Horse Film Festival, entre outros.

Com a curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim, os filmes abordam questões sociais ligadas ao zeitgeist atual, com o objetivo de alimentar o intercâmbio cultural entre os dois países e construir uma cultura de positividade.

“Suburban Birds”- Foto: Divulgação

Cada filme permanecerá online por 7 dias. Alguns diretores também gravarão um vídeo falando um pouco de sua obra especialmente para essa mostra. Todo o conteúdo da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo poderá ser visto de qualquer parte do Brasil na plataforma.

A 6ª Mostra de Cinema Chinês  é promovida em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Amigos da Arte e será exibida na plataforma “Cultura em Casa”. Tem também o apoio do Centro Cultural São Paulo.

Mais de Cultura