Top

Sesc SP divulga programação que conta com show de Tássia Reis

Tássia Reis – Foto: Reprodução/Instagram/@tassiareis_

O Sesc São Paulo divulga a programação da semana de 19 a 24 de outubro nos teatros de suas unidades. Com shows do Sesc Jazz, lançamento do disco de Tássia Reis e apresentações de circo, dança e teatro nos teatros das unidades Belenzinho, CineSesc, Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos, Rio Preto e Jundiaí reabrem com capacidade de público reduzida. Os protocolos de segurança frente à Covid-19 continuam mantidos, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação, é preciso apresentar comprovante de vacinação, de pelo menos a primeira dose, e um documento com foto, além do uso de máscaras.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Lançamento Tássia Reis

Entre os destaques da semana, está o show da rapper, cantora e compositora Tássia Reis, no Belenzinho, dias 23 e 24 de outubro, sábado às 21h e domingo, às 18h. Ela apresenta o seu novo trabalho, “Próspera D+”, em que toca trap, drill, vogue beat, house, disco, rock, samba e soul. Em seu quarto disco, a paulista de Jacareí atende a um pedido de seus fãs de dar sequência à turnê “Próspera Tour”, que precisou ser interrompida por conta da pandemia. O álbum, segundo ela, “é um impulso pra nos fazer sair da cama, tirar o pijama, afastar o sofá e dançar. Porque apesar de todos os momentos difíceis que passamos nesses últimos tempos, sobrevivemos”, afirma.

Sesc Jazz  

No palco do Sesc Jazz, acontece, no dia 19 de outubro no Consolação, às 19h, apresentação do Trio Curupira, um dos mais inventivos grupos de música instrumental brasileira, comemorando 25 anos de defesa à música e à pluralidade da cultura brasileira. No Pompeia, dia 20 de outubro, às 19h, a baixista Ana Karina Sebastião toca, com participação do cantor Michel Sebá, repertório autoral com a apresentação de seu primeiro single, “Groovin”, além de outras surpresas e versões para composições de Jaco Pastorius, Dorival Caymmi e Gnarls Barkley. A baixista, conhecida por tocar na banda do programa “Conversa com Bial”, na TV Globo, já tocou com nomes como Arrigo Barnabé, Chico César, Elza Soares, Gal Costa e Richard Bona.

O trombonista Raul de Souza, falecido em 2021, é celebrado em tributo na programação do Sesc Jazz . Sua banda, formada por Glauco Solter (baixo), Mario Conde (guitarra), Fabio Torres (piano) e Serginho Machado (bateria), faz um concerto de samba-jazz em sua homenagem no “Tributo a Raul de Souza”, com músicas de sua autoria, além de Tom Jobim e Sérgio Mendes. Também participam da homenagem Bocato (trombone de pistos), Sergio Coelho (trombone de vara) e Hector Costita (saxofone). O show acontece no Vila Mariana, dia 21 de outubro, às 19h. No Pompeia, às 21h, o quarteto MARV – junção de Miguel Barella (guitarra e efeitos), Alex Antunes (vocais, percussão, gravações e efeitos) e Vitor Trindade (percussão e voz) – traz o livre improviso e experimentalismo com sonoridades afro-brasileiras e jazzísticas com participação de Lelo Nazário, tecladista e compositor do Grupo Um, e músico de jazz com forte presença na música experimental brasileira.

No dia 22 de outubro, sexta, às 19h, no Vila Mariana, acontece a programação “Parabéns, Tânia!” Homenagem à Tânia Maria, com show e lançamento de disco pelo Selo Sesc. A pianista, compositora e intérprete ganha homenagem no lançamento do álbum “Parabéns, Tânia”, que celebra todas as fases de sua carreira. Maranhense, a pianista seguiu para Paris, nos anos 1970, onde precisou mostrar garra e talento para se firmar como mulher, negra, brasileira e imigrante, e hoje conta com 25 álbuns gravados. No mesmo dia, às 21h, no Pompeia, a Rádio Diáspora Emsemble Cachaça! toca com participações de Paola Ribeiro, Lua Bernardo e Leonardo Rocha. O duo Rádio Diáspora promove uma experimentação coletiva num espetáculo que aposta na potência do discurso negro e na energia do free jazz.

A banda Pau Brasil celebra 40 anos em show no Vila Mariana, dia 23 de outubro, às 19h. O show mostra sua linguagem inovadora, com repertório autoral e arranjos de outros compositores, como Villa-Lobos. Já o quinteto carioca Jazz das Minas encerra a noite, às 21h, com a cantora e pianista Maíra Freitas liderando a banda. A musicista, filha de Martinho da Vila, mistura ritmos africanos, samba e jazz, com arranjos criativos e elaborados, com muito improviso e poesia.

Encerrando o segundo e penúltimo fim de semana de programação do Sesc Jazz, dia 24 de outubro, domingo, no palco do Sesc Pompeia, às 19h, a cantora e compositora norte-americana Alissa Sanders convida a cantora Anelis Assumpção numa apresentação que mistura sonoridades de jazz, ritmos africanos e brasileiros. A programação de todo o Sesc Jazz também será exibida nas plataformas online do Sesc, dentro do #EmCasaComSesc.

Teatro

Outro destaque da programação é a primeira apresentação presencial do espetáculo teatral “A Vela”, em Jundiaí, dias 23 de outubro, sábado, às 19h, e 24 de outubro, domingo, às 18h. Com direção de Elias Andreato, que assina também o cenário e figurino, o espetáculo tem texto de Raphael Gama. A montagem traz o ator Herson Capri, interpretando o pai, um professor aposentado que expulsa o filho de casa por não aceitar sua orientação sexual. No papel do filho interpretando uma drag queen está Leandro Luna, que reencontra o pai após 20 anos de separação. A peça fez uma estreia online durante a pandemia na programação do #EmCasaComSesc.

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos inaugura a sala Paulo Autran do Sesc Pinheiros, com a peça “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”, dias 22, 23 e 24 de outubro, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h. Com direção de Claudia Schapira, a dramaturgia é inspirada em “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertold Brecht, e discute o contexto sociopolítico atual em comparação ao cenário da segunda guerra mundial, quando houve a ascensão do fascismo e do nazismo.

CineSesc – 45ª Mostra Internacional de Cinema

O CineSesc tem reabertura marcada para dia 20 de outubro, com a programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema. O cinema também terá ocupação do espaço reduzida, respeitando os protocolos de distanciamento e alternância dos assentos, além dos demais protocolos de proteção à Covid-19. Para mais informações sobre programação e compra de ingressos, é necessário acessar o canal oficial da Mostra, pelo site https://45.mostra.org.

Mais de Cultura