Top

Mariá Portugal apresenta o single “Dois Litorais”

Mariá portugal – Foto: Kristina Zalesskaya

“Dois Litorais” é talvez a faixa mais jazzística do álbum, com um caráter instrumental denso mas relaxado, que se desenvolve numa onda ao longo de sua relativamente longa duração. É também a única faixa do álbum que não sofreu qualquer edição, apenas overdubs da voz da Mariá Portugal. O take já trazia um caráter “aquoso” que se relacionava diretamente com as imagens contidas na letra da canção, com um piano de Chicão atravessando toda a duração da faixa como a luz do sol no mar.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esta faixa relaciona-se imageticamente com o clássico filme mudo “Limite” (1931), do realizador brasileiro Mario Peixoto, para o qual Mariá compôs uma trilha sonora alternativa em 2017.

A faixa conta com a voz do cantor Tó Brandileone (5 a Seco), mais Joana Queiroz no clarinete (Quartabê), Filipe Nader (Música de Selvagem) no sax alto, Rui Barossi (Quarteto Solto) no baixo acústico, Chicão (Quartabê) no piano, e André Bordinhon (Quarteto Solto) na guitarra.

Tal como todo o álbum, esta versão da canção, feita em 2013 por Mariá, nasceu de sessões de improvisação gravadas em São Paulo em 2019. Em janeiro de 2020, Mariá levou o resultado destas improvisações em um HD para a Alemanha, para que ela pudesse editar, processar e gravar overdubs durante a sua residência artística em Moers como o 13º Improvisador em Residência do Moers Festival.

Mais de Cultura