Top

Inhotim promove atividades para celebrar o Dia da Criança

Obra de Hélio Oiticica em Inhotim – Foto: Breno da Matta/Divulgação

O Instituto Inhotim promove atividades entre os dias 9 e 14 de outubro voltado para o público infantil. A programação mescla botânica, arte e arquitetura – pilares do museu – para os pequenos curtirem com suas famílias.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A programação é organizada em três módulos. No primeiro, intitulado “Visita Temática – Volta ao Mundo“, os educadores do Instituto partem do acervo botânico de espécies exóticas que há no Inhotim para conduzir os visitantes por uma viagem por diferentes países e culturas de onde se originam os tipos de plantas. Junto ao mapa-múndi que cada um receberá, as crianças e famílias serão convidadas a percorrer lugares e descobrir diferentes modos de se relacionar com a natureza e com as plantas.

Já na “Visita Temática – Bicho ou Planta“, a ideia é mostrar como algumas plantas e animais têm características semelhantes. De modo divertido e interativo, algumas espécies do acervo botânico do Inhotim serão reveladas a partir dos nomes populares que remetem a animais, a exemplo da pata-de-elefante e orelha-de-macaco, espécies que permitem a investigação ecológica de maneira lúdica.

“A Ciência é ferramenta imprescindível para entender as questões ambientais contemporâneas e foi a partir dessa premissa que o Instituto Inhotim criou esse projeto de atendimento a visitantes espontâneos, estudantes e professores, com encontros que podem ocorrer nos jardins, no entorno de galerias e outros pontos do museu”, explica Vinícius Porfírio, supervisor do Educativo do Instituto.

O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção (2021), no qual o artista Rommulo Vieira Conceição sobrepõe elementos presentes em espaços públicos e privados e reorganiza objetos e arquiteturas, fundindo ambientes de modo a causar deslocamentos simbólicos e funcionais.

Ainda na área externa, o trio de esculturas em bronze fundido pelo artista Edgard de Souza – Sem título, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005 – trazem silhuetas de uma figura masculina baseadas no corpo do próprio escultor, sugerindo um movimento contínuo. Cada atividade é limitada a 15 pessoas por vez. Para participar, basta se inscrever na recepção do Instituto.

Mais de Cultura