Top

Agnes Nunes fala sobre amor e liberdade em novo single

Agnes Nunes em clipe de “Última Dança” – Foto: Lucas Nogueira

Deixar alguém partir por amor talvez seja uma das maiores provas de que o amor é liberdade. Essa foi a lição que Agnes Nunes aprendeu, e que tenta mostrar em seu novo single, “Última Dança”, lançado nesta sexta-feira (08.10) com um videoclipe gravado na Bahia, onde nasceu. 

SIGA RG NO INSTAGRAM

A canção é autoral e significa muito para Agnes, tem uma letra mais profunda do que outras que ela já compôs. “Eu acho que ‘Última Dança’ é uma música que eu fui realmente fundo, na qualidade da letra mesmo. Nela eu falo sobre amor e partida”, conta. Nesse sentido, a música é bem pessoal, justamente porque exprime os sentimentos da cantora que precisou deixar alguém partir por amor.  

Embora a música seja uma sofrência, como a própria Agnes afirma, ela foi pensada como um forró para contrastar a melancolia da letra com um ritmo mais animado. “E eu sempre quis fazer um xote, então por que não? Acabou surgindo de uma forma muito orgânica, a gente chamou um sanfoneiro, ele começou a dar os acordes, eu fui cantando, fui botando minhas coisas para fora e nasceu.”

Ouça “Última Dança” e veja o clipe:

Ao falar do trabalho com diferentes estilos musicais, ela ainda comenta: “sou uma artista muito louca”. Suas referências extensas e variadas talvez ajudem a explicar. De forró pé de serra a Nina Simone, Agnes ouve de tudo, inclusive Caetano Veloso, Gal Costa, Djavan e outros artistas brasileiros que ela já interpretou. 

Foi inclusive assim que sua carreira começou, postando alguns covers no YouTube. Por isso, apresentar esse trabalho autoral agora tem sido de uma significância enorme para a cantora. É uma forma que ela tem de se apresentar como artista, para além dos covers e dos feats.

“Acho que as pessoas tinham necessidade de me conhecer, e eu tinha de me mostrar dessa forma mais pura, mais verdadeira. Tinham vontade de ouvir mais da Agnes, e a Agnes tinha essa vontade de falar e de se ouvir também”, afirma ela. O single “Última Dança” vem preparando o terreno para o primeiro álbum da cantora, que deve ser lançado no início de novembro.

Agnes Nunes lança clipe de novo single – Foto: Lucas Nogueira

Segundo Agnes, o disco fala muito sobre ela e seu próprio amadurecimento, até mesmo por isso, não tem nenhuma participação de outros cantores. “As músicas vão me acompanhando a cada ocasião, a cada fase da minha vida. Até a ordem delas foi pensada de uma forma muito respeitosa comigo e com o tempo desses processos”, conta ela, que está curiosa para saber a interpretação que as pessoas vão ter desse trabalho.

O álbum foi finalizado em fevereiro, durante um o período em que a cantora, seu produtor e sua empresária se isolaram em uma ilha na Bahia. Agnes sabia que precisava voltar lá, já que embora tenha crescido na Paraíba, é baiana. Dessa forma, o álbum e o single também ganham esse caráter especial, de terem sido produzidos no lugar que remete às origens da própria artista.

Still do clipe “Última Dança” – Foto: Lucas Nogueira

“Desde que me entendo por gente a música sempre esteve presente na minha vida, o que vem muito da minha mãe que colocava música para tudo. Teve uma época que ela precisou viajar para estudar e tentar melhorar de vida, já que era mãe solteira, realidade de muitas mulheres nesse País. Aí o que aliviava um pouco a saudade era ouvir as músicas que lembravam ela”, conta ela.  

Foi assim também que ela passou por outros momentos de sua vida, como na época em que ainda não aceitava o cabelo black power e tinha que lidar com o racismo na rua e na escola. “A única coisa que me ajudava nessas horas era a música. E claro que tinha o sonho, mas eu não achava que ser cantora era uma possibilidade para mim, até por causa da realidade que eu vivia”, afirma. Ainda bem que, para a sorte do público, a música a escolheu e ela escolheu a música de volta.

Mais de Cultura