Top

Rio: Mul.ti.plo Espaço Arte abre mostra de Marina Saleme

Marina Saleme – Foto: Divulgação

A Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, Rio de Janeiro, abre a exposição “Parte”, da artista paulistana Marina Saleme. A mostra traz cerca de 60 obras em pequenos formatos pinçadas de uma numerosa série de desenhos e pinturas feitas por ela ao longo dos últimos três anos. Por conta da pandemia, a inauguração da mostra será feita em dois dias: 7 e 8 de outubro (quinta e sexta-feira). O encerramento está marcado para 3 de dezembro de 2021. A entrada é franca.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Obra de Marina Saleme – Foto: Mario Grisolli

A série de desenhos de Marina é o resultado de um obsessivo esforço de investigação da artista sobre uma mesma imagem: uma mulher sentada, encolhida, de cabeça baixa, numa atitude profundamente ensimesmada e impactante. De 2019 a 2021, a artista desenhou a mesma figura mais de 1.500 vezes, com tintas, cores, traços e suportes diferentes. A mostra da Mul.ti.plo reúne parte desse trabalho

Obra de Marina Saleme – Foto: Mario Grisolli

“Parte” apresenta-se também como um recorte intimista da grande instalação que Marina apresenta no CCBB do Rio, no mesmo período, chamada “Apartamentos”. Os nomes remetem tanto a um espaço físico como a um espaço emocional: o sentimento de estar sozinho, apartado, sensação intensificada pela pandemia. Com dimensão máxima de 25 cm X 35 cm, os desenhos exibidos na Mul.ti.plo utilizam materiais como giz de cera, tinta a óleo, tinta acrílica e caneta sobre papel e tela.

Obra de Marina Saleme – Foto: Mario Grisolli

Segundo Marina, as duas mostras são complementares e propõem formas diferentes de ver o mesmo trabalho. “A instalação no CCBB faz um olhar panorâmico sobre a solidão escondida na cidade. A multidão de pessoas sozinhas nos apartamentos. A montagem na Mul.ti.plo, ao contrário, convida ao particular, a um olhar mais concentrado, mais intimista, mais próximo e acolhedor”, explica a artista.

Rua Dias Ferreira, 417, 206, Leblon, Rio de Janeiro.

Mais de Cultura