Top

André Severo ocupa a galeria Bolsa de Arte com a exposição “Labirinto”

Foto: DIvulgação

A Galeria Bolsa de Arte recebe a exposição “Labirinto”, do artista, pesquisador e curador André Severo. A mostra faz parte da programação paralela da 34ª Bienal de São Paulo, instituição da qual Severo foi curador adjunto da 30ª edição, ao lado de Luiz Perez Oramas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Elaborado por meio de uma série de fotografias e de vídeos produzidos e coletados pelo artista ao longo dos últimos 15 anos, a instalação “Labirinto” questiona processos e suportes com experimentações e registros vivenciados diretamente na paisagem. A obra é a terceira parte de uma trilogia iniciada em 2015, onde a imagem, o tempo e a memória buscam dar testemunho da improbabilidade da experiência criativa, investigando as possibilidades associativas e dissociativas de imagens dentro do ambiente expositivo.

Foto: Divulgação

Em “Labirinto”, fotografia, filme, texto, espaço de articulação, tempo e memória trabalham em conjunto para que a proposta de apropriação, desconstrução e reelaboração de imagens provenientes de fontes diversas (registros, arquivos pessoais,  imagens de internet etc.) evidencie o processo de criação e possa alcançar um tipo híbrido de expressão poética.

Em um desdobramento das dimensões locais e específicas da galeria para a dimensão inexprimível da subjetividade, a mostra aposta no imperativo da relação entre imagem e memória. Para o artista é um depoimento sobre o fato de que nas entranhas do sensível, onde muitas vezes a luz quase não chega e os ruídos do mundo exterior não ressoam como algo mais do que um murmúrio – um tremor inconstante e quase inaudível -, frequentemente nossas convicções resvalam e invariavelmente nossas incertezas despontam.

BOLSA DE ARTE – Vila Madalena: r. Mourato Coelho, 790, tels.: (11) 3097-9673 e 3812-7137. SeG. a sex., 10h/18h; sáb., 11h/16h. Até 23 de outubro.

Mais de Cultura