Top

Galeria Jaqueline Martins apresenta “Disfuncional”

Obra de Marina Dalgalarrondo – Foto: Divulgação

Característica inata em investigar as relações a arte com diferentes linguagens, a Galeria Jaqueline Martins (GJM) apresenta, a partir de 9 de outubro, a nova exposição coletiva “Disfuncional”, projeto realizado em colaboração com Marina Dalgalarrondo, diretora criativa da marca ÃO. Em comum, GJM e Marina apoiam e produzem projetos não convencionais investigando e contestando nossos pré-conceitos sobre arte e suas funções.

Obra de Luiza Crosman – Foto: Divulgação

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Obra de Arthur Chaves – Foto: Divulgação

Sete artistas – Ana Mazzei e Helena Pimenta, André Rachadel, Arthur Chaves, Daniel Albuquerque, Luiza Crosman, Maurício Ianês, Stefan-Manuel Eggenweber, incluindo o escritório de arquitetura CLUBE, que assina a expografia, produziram obras comissionadas tendo como ponto de partida a discussão das disciplinas entre moda, arquitetura e artes plásticas. Marina também coordenou um ensaio fotográfico com as obras que também poderão ser vistas na mostra em formato de cartazes.

Obra Ana Mazzei e Helena Pimenta – Foto: Divulgação

Um trecho do livro “Sistema da Moda” (1967) do sociólogo francês Roland Barthes, descreve com maestria o objeto central da propositura desta mostra. “Pode-se esperar do vestuário que ele constitua um excelente objeto poético. Primeiramente, porque ele mobiliza com muita variedade todas as qualidades da matéria – substância, forma, cor, tactilidade, movimento, apresentação, luminosidade; e depois porque, em contato com o corpo e funcionando ao mesmo tempo como seu substituto e sua cobertura, é ele, certamente, objeto de um investimento muito importante.”

Obra de Maurício Ianês, André Rachadel e Stefan-Manuel Eggenweber – Foto: Divulgação

Mais de Cultura