Top

Florence Miailhe é destaque no Festival Animage

Festival Animage – Foto: Victor Jucá

Um dos mais importantes eventos de cinema de animação, o Festival Animage chega a sua 11ª edição em 2021. Previsto para acontecer entre os dias 8 e 17 de outubro, diretamente de Pernambuco, é a primeira vez que o evento acontece de forma híbrida, online e presencial.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra competitiva terá curtas, longas, oficinas, entrevistas e masterclasses, tudo com acesso gratuito. A programação completa será anunciada nesta quinta-feira (30.9) e um dos grandes destaques do evento é a diretora francesa Florence Miailhe.

Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma retrospectiva da artista, que é uma das animadoras mais consagradas do mundo e tem um conjunto de obras que conversam intensamente com a temática feminista. No evento, serão exibidos curtas que a diretora produziu ao longo das três últimas décadas e não são encontrados na internet, o que torna o conteúdo exclusivo para quem assistir ao festival. 

Os filmes exibidos são: 25 Passage des Oiseaux, Hammam, Méandres, Au Premier Dimanche d’Août, Les Oiseaux Blancs, Les Oiseaux Noirs, Conte de Quartier e Shéhérazade. Todos são desenvolvidos com uma expressiva técnica de animação por pintura sobre vidro, da qual ela é uma das artistas mais influentes.

Still de Scheherazade, curta de Florence Miailhe – Foto: Paris Plage Productions 1995

Com personagens cheias de intensidade dramática, os curtas realizados por Florence trazem uma assinatura única para quem acompanha o cinema de animação. A pintora e diretora, que já ganhou vários prêmios, incluindo um César, em 2002, e em Cannes, em 2006, está trabalhando no seu primeiro longa-metragem de animação.

Neste ano, porém, o festival não receberá convidados, então Florence não estará aqui, apenas sua mostra. O Animage traz ainda trabalhos de países africanos e latino-americanos, como Congo, África do Sul, Chile, Argentina, México e Brasil, tendo como proposta promover a originalidade e a diversidade desse gênero do cinema, a animação.

Mais de Cultura