Top

Exposição fotográfica na Avenida Paulista destaca arte de rua

Performance teatral da artista da artista Raquel Mutzemberg – Foto: Carlos Garcia

O público que visita a Avenida Paulista aos domingos acaba de ganhar mais uma atração: a exposição fotográfica a céu aberto “Arte na Rua”. Com a autoria do fotógrafo e ator Carlos Garcia, a mostra reflete a arte de rua como um elo de conexão entre os artistas e a população que vive ou transita na avenida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A arte deve e pode ser usada como uma ferramenta de conscientização, protesto e crítica. Mas a arte de rua especificamente tem também um lado social importante que é levar alegria e acolhimento para pessoas que já perderam tudo. Para muitas delas, o domingo na Avenida Paulista é a única oportunidade de descontração e diversão”, diz Garcia, que lembra como o desemprego causado pela pandemia jogou mais gente na rua. 

Ao todo, 22 fotos preto e branco, com tamanho de um metro por 70 centímetros, compõem a exposição. Cada imagem revela alguma forma de conexão entre essas pessoas, e Garcia chama atenção para a história de Jonathan Neves, cantor e cover do Tim Maia que acabou falecendo de covid-19 em fevereiro passado. “Tinha um público fiel e muitos dos seus fãs eram pessoas em situação de rua. Um grande artista e cidadão consciente que respeitava toda a diversidade ao seu redor.”

Outro destaque vai para as fotos da performance teatral “Maiêutica e o parto das ideias”, da artista Raquel Mutzenberg. Na apresentação, enquanto a atriz chama a atenção de uma pessoa em situação de rua, os transeuntes se contentam em assistir atrás de um vidro, como se estivessem em um aquário. O que para o fotógrafo evidencia a distância entre esses dois mundos. 

Jonathan Neves em apresentação na Paulista – Foto: Carlos Garcia

“A exposição chega em um momento no qual nunca foi tão urgente e pertinente olhar para esses indivíduos em crescimento demográfico”, afirma Garcia. No censo de 2019, a prefeitura de São Paulo contou mais de 24 mil pessoas em situação de rua, dado questionado pelas entidades ligadas ao acolhimento dessa população, que afirmam que o número não condiz com a realidade. 

O evento acontecerá todos os domingos de outubro, a partir da 9h30, próximo à estação de metrô Trianon Masp. Local que também abriga o poeta Ricardo Garcia, que vive em uma barraca em frente ao museu, e foi convidado por Garcia a escrever poesias que dialogam com as fotos para o livro “Diálogo Invisível”. A venda do livro é compartilhada igualmente entre os dois.

Mais de Cultura