Top

Negras Melodias Show apresenta festival online com artistas pretes da cena musical independente

Bia Ferreira em gravação do Negras Melodias – Foto: Adima Macena

A primeira edição do Negras Melodias Show chega nos próximos dias 1º, 2 e 3 de outubro para destacar projetos autorais de artistas inovadores. Realizado pelo Universo Afromusic em parceria com o Teatro de Contêiner Munguzá, o projeto tem apresentações solos ou duos que convidam o público a apreciar sonoridades que emparelham o passado, o presente e o futuro da música preta. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Durante o festival, completamente online e gratuito, a audiência poderá conhecer as crônicas das cantoras e compositoras Bia Ferreira e Josyara. Além de se envolver na música romântica da parceria Nina Oliveira e Theodoro, ou escutar sobre a ancestralidade com Melvin Santhana

Também será possível viajar no afrofuturismo experimental de Saskia e Felinto, e levitar nas possibilidades utópicas de Hever Alvz & Melifona. As apresentações serão conduzidas pelo músico, jornalista e produtor Marcio Lazaro

Josyara em gravação de Negras Melodias – Foto: Adima Macena

O curador, realizador e músico do projeto, Hever Alvz, há anos se dedica a construir o cenário da música preta em São Paulo, conectando esses novos nomes de circuitos alternativos a pessoas interessadas nas musicalidades que rompem com o mainstream. “Acredito ser necessário e importante a existência de espaços e toda sua licença musical para artistas pretes no país onde o DNA musical é herança afro-diaspórica”, afirma.

Com transmissões pelo YouTube, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro às 20h, a iniciativa chega para mostrar quantos tons são precisos para celebrar a inalcançável criatividade do povo preto no fazer musical. O Negras Melodias Show é o segundo projeto dedicado à música negra independente e contemporânea do canal junto ao teatro: primeiro foi o Festival Afromusic #1 e depois o Festival Afromusic #2.

Mais de Cultura