Top

Daisy Balloon cria instalação com 9 mil balões na Japan House SP

Foto: Ligia Kas

Abre nesta terça-feira (28.09) a instalação “Equilíbrio”, de Daisy Balloon, dupla japonesa formada por Rei Hasokai e Takashi Wakada, na Japan House São Paulo. Composta por 9 mil balões, a obra é incrivelmente linda e vale ser visitada. Conhecidos internacionalmente pelos designs feitos com balões, a dupla expõe no andar térreo da instituição até 28 de novembro. Com entrada gratuita, a exposição faz refletir sobre os ciclos da natureza e a passagem do tempo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Daisy Balloon, que é reconhecida por criar projetos em diferentes formatos – desde vitrines, editoriais de moda, vestidos, vasos de plantas e peças publicitárias -, também se destaca pela ocupação de espaços com instalações artísticas de grande porte. Seus trabalhos se notabilizam pela utilização de balões de fabricação própria, o que confere grande ineditismo às obras. 

Com 11 m de comprimento e mais de 3 m de altura, a obra idealizada exclusivamente para a área expositiva do térreo (site specific) da Japan House São Paulo traz balões desenvolvidos em conjunto com a Yokohama Balloon Co. Ltd.. Os balões, que são cobertos com uma camada externa de película polarizada, revelam-se em um espectro de cores e efeitos semelhantes ao da aurora boreal – quando a luz incide sobre eles.

Foto: Ligia Kas

“A forma da instalação sugere o percurso do ciclo da água, como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo no ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão”, explica Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e diretora cultural da Japan House São Paulo.

“Equilíbrio” resulta em admirável impacto visual e oferece ao visitante uma experiência imersiva única, já que será permitido passear por ela seguindo um percurso definido. “O público poderá presenciar a passagem do tempo ao longo da exposição de uma forma diferente, já que a tendência é que os balões murchem e modifiquem a instalação de forma sutil a cada dia. A obra condensa muitos conceitos e formas de pensamento típicos japoneses, valoriza o equilíbrio e a harmonia, simboliza de maneira poética a passagem do tempo, reforça a importância e fascínio pelas inexoráveis regras da natureza ao mesmo tempo que, com o uso de balões que desafiam sua essência efêmera, também aborda uma dualidade constante que nos permeia.”, ressalta Natasha.

Foto: Marina Melchers

A exposição “Equilíbrio” conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis, além de uma proposta de mediação especial desenvolvida pela equipe do Educativo da Japan House São Paulo. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A mostra também irá ocupar as redes sociais da instituição, trazendo conteúdos especiais sobre o projeto no ambiente virtual, como palestras e conteúdos exclusivos sobre os artistas.

Japan House São Paulo: Avenida Paulista, 52, Paraíso, São Paulo.

Mais de Cultura