Top

Leticia Birkheuer se prepara para voltar à cena

Foto: Fernanda Candido

A atriz Leticia Birkheuer, 43 anos, é uma mulher de fibra. Começou cedo na vida de modelo, aos 17 anos. Aos 18, já estava em Milão, e foi fotografar uma campanha italiana nas Ilhas Maurício. “Lembro que o fotógrafo me deu um urso branco enorme de presente. Eu era muito menina”, conta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em sua carreira de sucesso como modelo, Leticia morou na Itália, França e Estados Unidos. Recentemente, esteve em Portugal por 40 dias atuando como jurada de um programa de moda, a exemplo do “American Next Top Model”.

Famosa por seus papéis na TV, por lá acabou sendo pauta de várias matérias – sobretudo porque “Império”, trama da Rede Globo que está sendo reprisada atualmente no Brasil, também estava passando em Portugal.

Foto: Fernanda Candido

Aliás, sobre “Império”, Letícia se diz muito contente em rever as cenas. “Estou muito feliz em rever esse trabalho na TV. O público ama a novela e os personagens”, relata. Mas ela fez muitas outras novelas, como “Belíssima”, “Desejo Proibido”, “Cama de Gato” e “Malhação – Seu Lugar no Mundo”, todas da TV Globo, entre outros trabalhos no teatro e no cinema.

A respeito de sua atuação com o também ator Paulo Betti [em “Império], que faz um blogueiro de fofocas na novela, a atriz não hesita em tecer elogios. “Paulo é um ator incrível, generoso, inteligente, criativo e muito alegre. Sempre de bom humor, sempre gentil, muito parceiro. Fizemos uma dupla que conquistou o público e virou a parte cômica da novela”, diz.

De volta ao Brasil, Leticia não para. Está com vários projetos, entre eles uma peça, dois filmes, um roteiro, dois programas de TV com pilotos gravados. “Confesso que corro muito atrás de tudo e, às vezes, me dá desânimo. Nos Estados Unidos tem tanto investimento direto de empresas em filmes e aqui esse conceito ainda não existe”, lamenta.

Foto: Fernanda Candido

Questionada sobre sua preferência entre teatro, TV ou cinema, a atriz é categórica: “Não tenho preferência, cada projeto novo me anima, fico empolgada. Já trabalhei até de graça no teatro, então…”

Linda e com tudo em cima, Leticia é adepta de diferentes atividades para manter o corpo e pele em dia: joga vôlei, beach tênis, vai à dermatologista, usa cremes preparados, faz laser no rosto, não toma sol no rosto, no colo, no pescoço e mãos – “Já expus demais, hoje não mais”, explica. “Não tenho restrição alimentar, porém tento ter uma alimentação saudável”, completa.

Quanto à maternidade, a atriz é uma apaixonada pela função de ser mãe e se derrete toda ao falar do filho João Guilherme. “Amo ser mãe do João. Ele só me orgulha. É um garoto cheio de vida, amável, gentil, inteligente, generoso. Meu companheirinho das quadras de vôlei, meu futuro campeão!”. Apesar desse amor todo pela maternidade, ela não considera ter mais filhos.

Antenada, Leticia gosta de ler. No momento, está com várias páginas em andamento, como “O Que Todo Corpo Fala”, de Joe Navarro, Woody Allen: a Autobiografia”, “A Era do Escândalo”, de Mário Rosa, e livros de Danielle Stell, que ela diz amar. Também tem visto séries, a mais recente foi “A Cozinheira de Castamar”, baseada no livro homônimo de Fernando J. Múñez.

Foto: Fernanda Candido

A respeito do momento atual da política brasileira, Leticia lamenta que tantos problemas estejam afligindo a população. “Vejo o momento atual muito difícil, uma crise sanitária mundial com reflexos na economia de vários países, no Brasil uma inflação enorme, desemprego, empresas quebrando, comércio fechando, crise no setor cultural. Ao mesmo tempo, politicamente, nunca tivemos tantas informações de fatos e acontecimentos como agora tão rapidamente com a internet. Está mais difícil enganar as pessoas, pois temos mais acesso à informação.”

Créditos

Fotos: Fernanda Candido.
Styling: Samantha Szczerb.
Beleza: Make da Oliver.
Agradecimentos: 613, Poema Hit, Louis Vuitton, Segheto e Cecconello.

Mais de Cultura